
O prazo para a apresentação de candidaturas à presidência do Corinthians terminou nesta quinta-feira (15), às 17h, com a formalização de cinco chapas. A ausência mais notável é a de André Negão, um parceiro de longa data de Andrés Sanchez, que formalizou sua pré-candidatura, mas ainda não garantiu sua chapa. Osmar Stábile, que ocupa a presidência interina, também não está concorrendo e não manifestou apoio a nenhum candidato.
As cinco candidaturas
Chapa 08 – Integridade Presidente: José Augusto Cardoso Mendes Vice: Marcelo Kahan Mandel e Mirella Havir
Chapa 09 – Basta Presidente: Ilmar Schiavenato Vice: Susy Miranda Sanchez e Ernesto Teixeira
Chapa 27 – Transforma Corinthians Presidente: André Castro Vice: Everton Dumbrovsky e Luiz Soares dos Santos
Chapa 28 – Corinthians De Verdade Presidente: Sérgio Janikian Vice: Antonio Jorge Rachid Junior e Simone Martins dos Anjos
Chapa Todo Dia Pelo Corinthians Presidente: Rozallah Santoro Vice: Joaquim Arruda e José Mansur
Por que Stábile ficou de fora
Em carta à torcida, o presidente explicou que uma candidatura poderia comprometer as negociações com a Caixa Econômica Federal sobre os direitos de nome da Neo Química Arena.
“Minha prioridade absoluta é avançar na reorganização financeira do Corinthians, especialmente em questões estratégicas e decisivas para o futuro do Clube, como a importante negociação em andamento com a Caixa Econômica Federal.”
O que o vencedor vai herdar
A eleição é em 28 de novembro — e o quadro que o próximo presidente recebe é grave. A dívida do clube se aproxima de R$ 3 bilhões, o balanço até julho registrou déficit de R$ 278 milhões e, no campo, o Corinthians acumula oito derrotas consecutivas no Brasileirão, a pior série da era dos pontos corridos, com risco real de rebaixamento à Série B.