
A Concacaf, confederação que agrupa as federações de futebol da América do Norte, Central e Caribe, declarou oficialmente sua oposição ao projeto da FIFA de estabelecer a “FIFA Forward Enterprise” (FFE) e comercializar ações da Copa do Mundo para investidores privados.
A resolução foi alcançada após um encontro entre os presidentes das 41 associações afiliadas à Concacaf, além de membros do Conselho e representantes da organização na FIFA. A posição da confederação americana apoia a ação da UEFA, que também nesta quinta-feira (30) confirmou a ruptura com a FIFA e ameaçou boicotar torneios da organização.
Críticas ao procedimento
Os membros da Concacaf manifestaram sérias preocupações durante a reunião em relação à falta de devido processo em relação à proposta, ao prazo artificialmente curto estabelecido e à falta de qualquer revisão ou aprovação pelos órgãos de governança da FIFA. Houve questionamentos sobre a necessidade de atrair investimentos privados para financiar os programas da FIFA, especialmente após o Mundial mais rentável da história.
Decisões tomadas
Como resultado, a Concacaf e suas 41 associações filiadas:
- Rejeitaram a proposta
- Autorizaram seus membros do Conselho FIFA a buscar o uso das vastas reservas existentes para aumentar o financiamento da FIFA Forward em sua região
- Instruíram seus membros do Conselho FIFA a garantir que qualquer assunto siga os devidos processos de governança, de acordo com os Estatutos da FIFA
Alinhamento com a UEFA
A posição da Concacaf se alinha ao ultimato imposto pela UEFA, que determinou que nenhuma seleção europeia participará de torneios da FIFA enquanto a proposta estiver em vigor. A entidade europeia exige a retirada completa do plano e garantias de que a FIFA nunca mais abrirá suas competições à propriedade privada.
“O futebol não está à venda”
A Concacaf encerrou seu comunicado reafirmando que o futuro do futebol e seu maior ativo devem permanecer nas mãos da família do futebol. “O futebol não está à venda”, declarou a entidade.
Nota oficial da Concacaf
“A Concacaf é uma confederação unida pelo amor ao nosso esporte, onde o futebol vem em primeiro lugar. Guiados por essa filosofia ao longo dos últimos dez anos, construímos, desde o início, uma organização fundada no serviço, na governança transparente e na gestão de longo prazo do futebol.
A história mostrou à FIFA e à família do futebol o que acontece quando os guardiões do esporte perdem de vista esses valores.
Com isso em mente, a Concacaf convocou hoje uma reunião dos presidentes de suas 41 Associações Filiadas, juntamente com seu Presidente, membros do Conselho e membros do Conselho da FIFA, para discutir uma proposta desenvolvida e apresentada pelo Presidente da FIFA para estabelecer a ‘FIFA Forward Enterprise’ e vender participações na Copa do Mundo a investidores privados.
Durante a reunião, os membros expressaram profundas preocupações sobre a falta de devido processo em torno da proposta, o prazo artificialmente curto imposto e a ausência de qualquer revisão ou aprovação pelos órgãos de governança da FIFA relevantes. Além disso, a necessidade de investimento de capital privado para financiar programas novos e existentes da FIFA Forward, após a Copa do Mundo mais lucrativa da história, foi questionada.
A discussão reforçou a necessidade de maior transparência e governança adequada.
Por essas razões, a Concacaf e suas 41 Associações Filiadas:
- Rejeitaram a proposta;
- Autorizaram seus membros do Conselho FIFA a se envolverem com a FIFA para determinar como as vastas reservas existentes poderiam ser usadas para aumentar o financiamento da FIFA Forward para o desenvolvimento do futebol em nossa região;
- Instruíram seus membros do Conselho FIFA a orientar o Presidente da FIFA a garantir que qualquer assunto siga os devidos processos de governança, por meio do corpo de funcionários e do Conselho FIFA, de acordo com os Estatutos da FIFA.
Por meio dessas ações, a Concacaf reafirma que o futuro do futebol – e seu maior ativo – deve permanecer nas mãos de nossa família do futebol.”
