
O acerto do São Paulo para trazer o atacante Artur por empréstimo até o fim da temporada veio acompanhado de um detalhe financeiro incomum: os salários do jogador serão divididos entre os dois clubes, mas há uma cláusula que pode obrigar o Tricolor a reembolsar o Botafogo integralmente dependendo da utilização do atleta.
Pelo acordo, o São Paulo arca com 60% da remuneração de Artur, enquanto o Botafogo fica responsável pelos 40% restantes. No entanto, o contrato prevê que, se o atleta atingir determinadas metas de jogos, o clube paulista terá que devolver os valores pagos pelo Alvinegro entre abril e dezembro — ou seja, nove meses.
O mecanismo prevê dois patamares: ao alcançar um primeiro número de partidas (ainda não divulgado), o São Paulo reembolsa metade do montante; se atingir uma segunda meta, também não revelada, a devolução será integral. Em ambos os casos, o pagamento será incorporado ao valor da opção de compra estabelecida entre os clubes.
O valor para adquirir Artur em definitivo foi fixado em cerca de R$ 36 milhões. A negociação, porém, pode sofrer descontos. Isso porque o Botafogo ainda tem pendências financeiras com o São Paulo referentes à compra de Lucas Perri, além do empréstimo do zagueiro Ferraresi, o que poderá ser usado como moeda de troca para abater parte do débito.
São Paulo enxerga a necessidade de contratar pontas
A chegada de Artur atende a uma demanda explícita da comissão técnica tricolor. O técnico Roger Machado e seus auxiliares diagnosticaram a necessidade de reforços para as pontas — carência que ficou ainda mais evidente após o clube ter um pedido de liberação de Lucca, da Seleção sub-20, negado pela CBF.
Nos treinamentos, o comandante já sinalizou uma mudança tática. A tendência é que o São Paulo passe a atuar no esquema 4-2-3-1, com dois pontas abertos e Luciano recuado para atuar como segundo atacante ou meia de armação. Artur participou da atividade deste domingo (29) e tem boas chances de assumir a titularidade em breve.
No Botafogo, o atacante deixa uma trajetória de 60 jogos, com dez gols e cinco assistências desde que foi contratado na temporada passada. A saída do jogador faz parte de um movimento do clube carioca para reduzir sua folha salarial, em meio a um cenário de grave crise financeira.