
O empate em 1 a 1 com o São Paulo, na noite desta quarta-feira, 4, estendeu para sete partidas a sequência do Santos sem vitórias na temporada 2026. A crise de resultados se reflete na tabela do Brasileirão, onde o Peixe pode fechar a rodada na zona de rebaixamento, e no Paulistão, em que uma nova derrota pode colocá-lo na última colocação do Grupo A.
Desde a estreia do ano, o Santos disputou oito jogos e somou apenas uma vitória, quatro empates e três derrotas, com um aproveitamento de apenas 29% dos pontos disputados.
Retrospecto da temporada do Santos
-
SFC 2 x 1 Novorizontino – Paulistão
-
Palmeiras 1 x 0 SFC – Paulistão
-
Guarani 1 x 1 SFC – Paulistão
-
SFC 1 x 1 Corinthians – Paulistão
-
SFC 0 x 0 Bragantino – Paulistão
-
Chapecoense 4 x 2 SFC – Brasileirão
-
São Paulo 2 x 0 SFC – Paulistão
-
SFC 1 x 1 São Paulo – Brasileirão
Pressão interna e protestos da torcida
A crise esportiva amplificou os problemas extra-campo. Durante o clássico contra o São Paulo, a torcida santista protagonizou protestos organizados contra a diretoria, com cantos e faixas direcionadas ao presidente Marcelo Teixeira e ao diretor-executivo Alexandre Mattos.
Dentro do vestiário, o clima também é de tensão. O técnico Vojvoda, pressionado, chegou a convocar uma reunião com jogadores e comissão em tom que para muitos soou como uma possível despedida. No momento, sua demissão ainda é considerada improvável, mas a partida contra o Noroeste, no domingo, 8, tem se tornado uma final para sua permanência — e para evitar o rebaixamento no estadual.
