ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Esporte

Atletas da Paracanoagem de São Bernardo disputam Mundial na Itália com elite do esporte

Competição ocorre entre os dias 20 e 24 de agosto, em Milão, e reunirá os melhores do planeta na modalidade de paracanoagem 

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 20/08/2025 08:06
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 20/08/2025
Compartilhar
Atletas da Paracanoagem de São Bernardo disputam Mundial na Itália com elite do esporte
Atletas da Paracanoagem de São Bernardo disputam Mundial na Itália com elite do esporte. Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira (20/08) atletas da Paracanoagem de São Bernardo começam a disputa do Campeonato Mundial da modalidade em Milão, na Itália. O torneio, que vai até o próximo domingo (24/08), reúne a elite da modalidade, com mais de 900 atletas de 145 países.

Luís Carlos Cardoso (KL1 M), Débora Raiza Benevides (VL2 F) e Giovane Vieira (VL3 M), além do técnico Akos Angyal fazem parte da comitiva brasileira. “Foco total na competição. Os treinamentos destes dias são para refinar os movimentos, fazendo tiros de 200 metros, remando para ver como é a água. Nesta terça-feira (19/08) fazer o teste do partidor. Então são ajustes finais”, declarou Luís Carlos.

O evento faz parte do calendário da equipe brasileira para o novo ciclo olímpico rumo a Los Angeles 2028. Os atletas brasileiros chegam ao Mundial em busca de vagas nas finais, consolidando a renovação do time Brasil com novos talentos, como Giovane Vieira, ao lado de nomes já consagrados como Luís Carlos e Débora.

“Espero que nossos atletas consigam se classificar direto para as finais. Luís Carlos, Débora e Giovanni têm as condições e apresentam boa performance. Nossas expectativas são as melhores possíveis para o Mundial. Como estamos em uma modalidade ao ar livre, tudo também dependerá das condições climáticas, mas tenho certeza que teremos bons resultados para São Bernardo”, argumentou Akos Angyal.

PREPARAÇÃO NA HUNGRA

País natal do treinador da equipe, os atletas de São Bernardo passaram dez dias em treinamento na Hungria. A aclimatação dos atletas foi um importante período para imersão focando o Mundial. A delegação ficou concentrada no centro de treinamento de Szeged (cidade da Hungria), que tem uma raia parecida com a que os atletas vão disputar as provas do Mundial, em Milão. “Foi um período muito importante para a nossa preparação, com todos os atletas conseguindo treinar em perfeitas condições”, acrescentou o treinador.

INSPIRAÇÕES

Luís Carlos Cardoso registra vasta lista de medalhas: prata nos 200m KL1 (caiaque) nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024; ouro nos 200m KL1 no Mundial da Hungria 2024; prata no caiaque no Campeonato Mundial em Halifax (Canadá) 2022; prata no caiaque nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020; prata no caiaque no Mundial em Copenhague 2021; pentacampeão mundial na prova de canoa (Szeged 2019, Racice 2017, Duisburg 2016, Milão 2015 e Moscou 2014), entre outras premiações. Ex-dançarino, ele teve uma infecção em sua medula, em 2009, perdendo os movimentos das pernas. Pouco tempo depois, descobriu a canoagem.

Débora Benevides é outra atleta que acumula importantes resultados na carreira. Entre eles prata na canoa no Parapan-Americano de Halifax 2022; bronze na canoa no Mundial em Copenhague 2021; ouro no caiaque e na canoa no Campeonato Pan-Americano 2018 de Dartmouth (Canadá); prata na canoa no Mundial de Racice (República Tcheca) 2017; ouro no caiaque no Campeonato Sul-Americano de Canoagem, em Paipa 2017 (Colômbia); prata na canoa no Mundial da Alemanha 2016 e bronze na canoa no Mundial de Milão 2015 (Itália). A atleta tem má-formação, o que causou atrofia nas pernas.

Programação do Mundial

19 de agosto – Treinamentos oficiais com sistema de largada e Cerimônia de Abertura

20 a 24 de agosto – Dias de competição

24 de agosto – Encerramento e Premiação

- Públicidade -
Tags:atletasdisputaeliteesporteitáliamundialparacanoagemsão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Reforma do campo da Paulicéia é entregue e beneficiará cerca de 300 crianças da região Reforma do campo da Paulicéia é entregue e beneficiará cerca de 300 crianças da região
Próximo artigo S.Caetano terá concurso da GCM, estande de tiros e academia para agentes S.Caetano terá concurso da GCM, estande de tiros e academia para agentes

Últimas notícias

Alex Poatan volta à borracharia no Bairro dos Casa em São Bernardo onde trabalhou antes do UFC
Alex Poatan volta à borracharia no Bairro dos Casa em São Bernardo onde trabalhou antes do UFC
17/01/2026
Henri Castelli quebra o silêncio após deixar o BBB 26: "Assustado, mas sem sequelas"
Henri Castelli quebra o silêncio após deixar o BBB 26: “Assustado, mas sem sequelas”
17/01/2026
Majestoso - São Paulo x Corinthians
Corinthians x São Paulo: Detalhes e como assistir ao vivo
17/01/2026
Casares - Harry Massis
Massis conversa com o elenco do São Paulo
17/01/2026
Majestoso - São Paulo x Corinthians
Majestoso terá árbitro jovem e que esteve em jogo polêmico de 2025
17/01/2026

Recomendadas

Edilson Capetinha
São PauloBrasilEsporte

Edilson Capetinha tem R$ 2 milhões em dívidas e pode perder premiação do BBB

17/01/2026
Paqueta - Flamengo - West Ham
BrasilEsporte

Flamengo: Paquetá fica de fora de partida importante na Inglaterra

17/01/2026
São Bernardo lança programa ‘Piscinas Abertas’ para ampliar lazer gratuito nas férias
São BernardoCultura e Lazer

São Bernardo lança programa ‘Piscinas Abertas’ para ampliar lazer gratuito nas férias

17/01/2026
São Paulo - Diego Fernandes
São PauloEsporte

Diego Fernandes quer entrar na política são-paulina

17/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?