ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Esporte

Meia Maratona de São Bernardo recebe certificado internacional 

Certificação emitida pela Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Distâncias comprova qualidade técnica da prova

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 01/09/2023 22:21
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 28/08/2023
Compartilhar

Certificação emitida pela Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Distâncias comprova qualidade técnica da prova

Meia Maratona São Bernardo
Meia Maratona de São Bernardo recebe certificado internacional. Foto: Divulgação

A 19ª Edição da Maratona de São Bernardo, que aconteceu no último domingo (27/08) pelas ruas da cidade, bateu recorde de público participante mesmo sob frio e chuva: 12 mil corredores disputaram os 5km, 10km e 21km. O evento, que faz parte dos festejos em comemoração aos 470 anos da cidade, se tornou o maior evento de corrida de rua do Grande ABC e, segundo a Federação Paulista de Atletismo, já está entre as maiores também do Estado de São Paulo.

Agora, a Meia Maratona de São Bernardo também faz parte do calendário internacional das corridas de rua. A partir desta edição, ela passa a contar com a Certificação Internacional de Percurso emitida pela Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Distâncias com sede em Atenas, na Grécia, que comprova a qualidade técnica da prova.

“Uma grande notícia para a nossa cidade, porque é o reconhecimento que o esporte e os corredores de São Bernardo merecem. Nos últimos anos, nossa administração, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, aumentou o número de corridas de rua espalhadas pela cidade, fomentando a prática de atividade física entre as pessoas”, declarou o prefeito Orlando Morando.

SEGURANÇA E SAÚDE

Além de cuidar da segurança são-bernardense, a Guarda Civil Municipal (GCM) também conta com um pelotão de maratonistas. A equipe de corrida surgiu em 2009 e, de lá para cá, foi ganhando novos adeptos. Hoje, no time de corredores da GCM, há quem faça provas de 5km, 10km, 21km e até ultramaratonas. Quem enfrentou o frio e a chuva deste domingo para fazer a estreia em provas como esta foi o Inspetor Chefe da corporação, Renato Gregório, que encarou os 5km.

“A chuva e o frio acabaram me ajudando a manter o ritmo da prova, e conseguir fazer o percurso com maior tranquilidade”, declarou. Para ele, a organização da prova foi outro ponto positivo, mesmo com os desafios da rota. “Essa prova é sempre muito bem sinalizada. Para mim a parte mais desafiadora foi o retorno da Avenida Redenção, pois é um trecho com aclive”, acrescentou.

Outra corredora do grupo, a Inspetora Rosilene Soares Fernandes foi além e disputou os 10km. “A inovação no percurso foi muito boa, sem repetições, seguindo pela Jurubatuba até a Joaquim Nabuco, ao invés de subir a Rua Índico duas vezes, porque quando tem repetição de percurso o corpo já fica com preguiça pois já conhece o caminho”, ressaltou a experiente maratonista.

Os 21km da prova foram feitos por Cláudio Donisete, que hoje é professor de educação especial de áudio comunicação na rede municipal de ensino, mas foi membro da GCM até 2019 e participa do grupo desde o início. Para ele, a Meia Maratona é uma das mais difíceis da modalidade. “Posso dizer que a nossa prova é uma das mais difíceis do Brasil, em especial ali no km 18, na Piraporinha, com a sua elevação. Sempre que converso com outros corredores, eles falam da importância dessa prova no calendário de competição para eles”, contou Cláudio.

Tags:certificação internacionalcorrida de ruameia maratonaqualidade técnicasão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Carla Morando Carla Morando apresenta a Alexandre Silveira insatisfação da população com Enel
Próximo artigo Arrecadações do Festival do Chocolate  Ribeirão Pires cadastra instituições sociais para receberem arrecadações 

Últimas notícias ABC Paulista

corinthians hugo souza
Rosario é punido por racismo contra Hugo Souza, do Corinthians
01/09/2026
Jovens do Projeto Pescar conhecem a SP-Arte Rotas após oficina com Hiram Latorre
Jovens do Projeto Pescar conhecem a SP-Arte Rotas após oficina com Hiram Latorre
31/08/2026
santos neymar
Confira a provável escalação do Santos para jogar contra o Palmeiras
01/09/2026
palmeiras
Confira a provável escalação do Palmeiras para enfrentar o Santos
01/09/2026
Serviço pioneiro de São Bernardo, Instituição de Longa Permanência para Idosos – Grau III acolhe seus sete primeiros moradores
Serviço pioneiro de São Bernardo, Instituição de Longa Permanência para Idosos – Grau III acolhe seus sete primeiros moradores
31/08/2026

Recomendadas

São Paulo
EsporteSão Paulo

Com Hernanes, São Paulo começa a se preparar para enfrentar o Atlético

01/09/2026
Palmeiras abel
EsporteSão Paulo

Abel Ferreira pode ser suspenso por 6 jogos após denúncia do STJD

01/09/2026
santos
EsporteSão Paulo

Santos conclui negociação de Robinho Jr.

01/09/2026
Corinthians
EsporteSão Paulo

Corinthians volta aos treinos e começa a se preparar para enfrentar a Chapecoense

01/09/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?