ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Ribeirão Pires

Projeto Cão Amigo da GCM de Ribeirão Pires alcança marca de 10 mil participantes

Iniciativa de educação percorreu diversas escolas levando ações sobre educação, respeito e mostrando o trabalho da corporação e do canil

Gislayne Jacinto
Última atualização: 09/12/2025 22:49
Por Gislayne Jacinto
Publicado 09/12/2025
Compartilhar
Projeto Cão Amigo da GCM de Ribeirão Pires alcança marca de 10 mil participantes
Projeto Cão Amigo da GCM de Ribeirão Pires alcança marca de 10 mil participantes. Foto: Divulgação

O Projeto Cão Amigo, realizado pela Prefeitura de Ribeirão Pires por meio da Secretaria de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, alcançou a marca de 10 mil participantes. Escolas, parques, clínicas e até residências de longa permanência receberam as atividades promovidas pelo canil da Guarda Civil Municipal.

Iniciado em junho de 2025, o projeto teve como foco inicial a rede municipal de ensino, percorrendo 48 escolas, sendo 33 municipais, 12 estaduais e três particulares. Com o sucesso da iniciativa, as ações foram ampliadas para outros serviços, incluindo clínicas que atendem crianças com TEA e participação na Semana da SIPAT da empresa Somma.

“Esse projeto atua como uma ferramenta de socialização e conscientização, mostrando aos jovens e à sociedade a importância e como é feito o trabalho da nossa Guarda Civil Municipal”, destacou o secretário de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, Arlei Capoccio.

Iniciativa Cão Amigo percorreu diversas escolas levando ações sobre educação, respeito e mostrando o trabalho da corporação e do canil
Iniciativa Cão Amigo percorreu diversas escolas levando ações sobre educação, respeito e mostrando o trabalho da corporação e do canil. Foto: Divulgação

Durante as apresentações, a equipe do Canil realiza atividades de agilidade, demonstrações de busca e faro e uma palestra que abordou temas como respeito aos pais, aos mais velhos e convivência cidadã. Os estudantes também acompanharam exercícios de obediência e simulações de situações reais, evidenciando como os cães auxiliam a GCM em operações de segurança.

“Em Ribeirão Pires, a segurança também é construída com educação. Quando levamos esse trabalho para as escolas, formamos multiplicadores, crianças que entendem, valorizam e difundem a importância do respeito, da convivência e da responsabilidade”, afirmou o prefeito Guto Volpi.

Na área de Educação para o Trânsito, além das ações voltadas à segurança pública, a equipe manteve o calendário anual de atividades e entregou a todas as escolas da rede municipal o jogo Trânsito Legal, que de forma lúdica ensina às crianças as leis de trânsito e a importância de respeitá-las.

- Públicidade -
Tags:canilcão amigoprefeituraprojetoribeirão pires

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Gesto inclusivo no Natal: Papai Noel aprende libras e conduz festa para crianças surdas em Mauá Gesto inclusivo no Natal: Papai Noel aprende libras e conduz festa para crianças surdas em Mauá
Próximo artigo Câmara dos Deputados aprova projeto que reduz penas dos condenados pelo 8 de janeiro Câmara dos Deputados aprova projeto que reduz penas dos condenados pelo 8 de janeiro

Últimas notícias

Recomendadas

São BernardoCidades

Prefeitura de São Bernardo lança Programa Educa Mais Saúde com bolsas gratuitas de Medicina

19/01/2026
Motociclista de 38 anos morre após colidir contra poste em Ribeirão Pires
CidadesRibeirão Pires

Motociclista de 38 anos morre após colidir contra poste em Ribeirão Pires

19/01/2026
Vitor Luciano, conhecido como "Vitão", estava internado desde o dia 13; colisão foi causada por motorista que realizou conversão proibida
Ribeirão PiresCidades

Morre motociclista de 24 anos após acidente na Rodovia Índio Tibiriçá

19/01/2026
Ribeirão Pires divulga 40 vagas de emprego do Atende Fácil
Ribeirão PiresEconomia

Ribeirão Pires divulga 40 vagas de emprego do Atende Fácil

19/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?