
A Prefeitura de Mauá instituiu o decreto nº 9.443/2025, que criou o selo digital “Empresa Amiga dos Animais”, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente. A iniciativa busca estimular a proteção e o bem-estar animal, ao mesmo tempo em que reconhece publicamente empresas engajadas em causas sociais.
Nesta semana, a Laguna Cosméticos, do Capuava, entregou 39 sacos de ração para gatos ao banco de ração, que atende protetores independentes e o canil municipal. “A contribuição voluntária é essencial para financiar projetos de resgate e cuidados dos animais, garantindo o bem-estar deles”, afirmou o CEO da empresa, João Pasquotto.
As empresas que recebem o selo podem utilizá-lo em suas comunicações como forma de reforçar o compromisso com os direitos dos animais. A certificação tem validade de um ano e exige a doação mensal de 60 Fatores Monetários Padrão (FMP) — equivalente a R$ 358. O processo de adesão inclui o preenchimento de formulário online (centrodeprotecaoanimal.maua.sp.gov.br/#empresa-amiga) e posterior vistoria feita por servidor credenciado da Secretaria.
Outra participante é a Suzantur, que já tem histórico de apoio a campanhas de interesse público. “É a primeira vez que apoiamos diretamente a causa animal. Achamos importante esta iniciativa da Prefeitura e quisemos aderir”, declarou o gerente operacional da empresa, Robson de Jesus Francisco.
O selo reconhece empresas que colaboram com ações como: disponibilização de espaços para campanhas de adoção; apadrinhamento de animais (banhos, tosas, etc.); doação de medicamentos, vacinas, insumos e equipamentos; fornecimento de ração para cães, gatos e carpas; custeio de cirurgias e internações; apoio a lares temporários; além de divulgação de iniciativas do Centro de Proteção Animal (CPA) e do CPA-Adoções. Também são aceitas contribuições em dinheiro ao Fundo Municipal de Bem-Estar Animal (FUMBEA).
