Escorpião é localizado em UBS de Diadema e causa apreensão
Escorpião amarelo, que é venenoso, estava na Unidade de Saúde Conceição; Prefeitura afirma que equipe da Zoonoses foi ao local
Escorpião amarelo, que é venenoso, estava na Unidade de Saúde Conceição; Prefeitura afirma que equipe da Zoonoses foi ao local
Um escorpião foi localizado na UBS (Unidade Básica de Saúde) Conceição, em Diadema, nesta sexta-feira ((03/05). O fato causou apreensão tanto em funcionários quanto em pacientes.
O escorpião encontrado no equipamento de saúde foi o “amarelo”, que é venenoso. A Prefeitura de Diadema informou que a Unidade de Vigilância em Zoonozes (UVZ) foi notificada sobre o ocorrido e a equipe foi ao local retirar o espécime.
Recomendações
A equipe de Zoonoses recomenda que em caso de aparecimento de escorpião, que se tente prendê-lo colocando um pote em cima dele. A orientação é levar à UBS mais próxima ou ligar para a UVZ no 08007710963.
Segundo a Prefeitura, se não for possível prender, pode-se tirar a vida do escorpião por esmagamento, com o auxílio de algum objeto. “É importante, sempre, comunicar a UVZ, para mapeamento das áreas de ocorrências. Não se deve utilizar inseticidas domésticos”, disse.
A recomendação é de a população evite manter em casa e nos arredores, entulhos, matérias orgânicas como folhagens secas. Manter os ralos e tampas de vasos fechados à noite. Se o imóvel estiver em área de infestação, é recomendado usar protetores nos vãos das portas e telas nas janelas.
Em períodos de grande calor é comum o aparecimento de escorpiões. Não há um veneno efetivo reconhecido, então, o controle é principalmente ambiental.
Todos os escorpiões são considerados venenosos, logo, em caso de acidente com picada, é preciso procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima, principalmente em se tratando de crianças de até 10 anos.
Outros pontos
Pelas redes sociais, moradores afirmaram que há relatos de escorpiões em outros pontos da cidade. “Aqui na avenida dos Signos, várias casas, inclusive na minha, veem aparecendo direto. Aqui tem uma área de mato e faz muito tempo que não se vê ninguém da prefeitura para averiguar. Já fiz reclamação e sabe o que falam? Falam que não tem um veneno para combater e livrar desses escorpiões”, lamentou a moradora.