ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

Escola municipal de São Caetano cria podcast educacional

A cada episódio novo do podcast educacional, eles recebem um entrevistado para abordar um tema diferente

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 10/08/2024 11:57
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 10/08/2024
Compartilhar

A cada episódio novo do podcast educacional, eles recebem um entrevistado para abordar um tema diferente

Escola municipal de São Caetano cria podcast educacional
Escola municipal de São Caetano cria podcast educacional. Foto: Divulgação

Uma vez por semana, um grupo de alunos do 9º ano da EMEFM (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio) Arquiteto Oscar Niemeyer reúne-se em uma das salas da escola com uma missão importante: gravar o OscarCast, o podcast da Oscar.

A cada episódio, eles recebem um entrevistado para abordar um tema diferente. Nesta semana, em meio às Olimpíadas, o assunto do podcast não poderia ser outro: o judoca Sidnei Francisco de Sales concedeu uma entrevista sobre sua experiência como atleta e professor de Educação Física, na Oscar Niemeyer, desde 2018.

Na entrevista informal, em tom de conversa entre amigos, os apresentadores Heitor Pinheiro e Renato Alves fizeram perguntas sobre a carreira no esporte, sobre a vida de atleta e, naturalmente, sobre a expectativa para os próximos Jogos Escolares.

O trabalho é feito no horário das atividades extracurriculares, no contraturno das aulas regulares. Todas as etapas de elaboração do podcast, das entrevistas à edição do conteúdo, são realizadas pelos próprios alunos, incluindo a criação do logotipo do OscarCast, pela aluna Maria Clara de Oliveira. E, na mesa de som, o aluno Arcthur Reikdal faz o trabalho de gravação. “Sempre gostei de tecnologia”, diz.

Por enquanto, os podcasts estão sendo disponibilizados nas redes sociais dos participantes, em função do período eleitoral, no qual os sites institucionais vinculados à Prefeitura interrompem as atualizações. Passado esse período, serão veiculados nas redes sociais oficiais da escola. A entrevista com o professor Sidnei Francisco de Sales está no link  https://www.youtube.com/watch?v=CqP7gi5Km4Y

CAPACITAÇÃO

O projeto OscarCast nasceu de uma parceria do professor de Ciências Higor Souza de Almeida com o arte-educador Márcio Reis, que mantém um podcast sobre arte urbana. “No início do ano, entre maio e abril, o Márcio ministrou uma capacitação aos alunos. A ideia é que, no final do ano, os próprios alunos possam treinar os colegas do 8º ano para que o projeto se mantenha ano a ano”, diz Almeida.

O equipamento para a gravação do podcast é disponibilizado pelo professor Higor, com o propósito de que ele seja uma ferramenta educacional para qualquer disciplina. “Desde que o podcast seja gerido pelos alunos, qualquer professor poderá utilizá-lo. O de História, por exemplo, já me procurou com o projeto de gravar um programa para o Dia da Consciência Negra, em novembro”, revela.

“Esse podcast educacional pode abordar temas de grande relevância para a comunidade escolar, como bullying, racismo e outros assuntos importantes, proporcionando uma plataforma para discussão e aprendizado contínuo”, elogia o diretor da escola, Edgar Casado. “O Oscarcast não apenas informa, mas também empodera nossos alunos, oferecendo-lhes habilidades práticas e a oportunidade de liderar projetos que fazem a diferença em nossa comunidade escolar”.

 

Tags:entrevistadoescola municipalpodcast educacionalsão caetanotema

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Em noite de rock, Blitz e Ronaldo e os Impedidos agitam 15º Festival de Ribeirão Pires Em noite de rock, Blitz e Ronaldo e os Impedidos agitam 15º Festival de Ribeirão Pires
Próximo artigo viatura da GCM de Santo André tombaba Viatura da GCM de Santo André tomba após carro colidir na traseira

Últimas notícias

PM à paisana é baleado e agentes da GCM e PM entram em confronto físico. Foto: Reprodução/Vídeo
PM à paisana é baleado e agentes da GCM e PM entram em confronto físico
05/12/2025
Em dezembro, rua Marechal Deodoro em SBC terá faixa da esquerda liberada para estacionamento em datas específicas
Em dezembro, rua Marechal Deodoro em SBC terá faixa da esquerda liberada para estacionamento
05/12/2025
GCM de Diadema captura um foragido da Justiça
GCM de Diadema captura um foragido da Justiça
05/12/2025
O bairro da Vila Sueli ganhou uma nova unidade após o espaço antigo ficar sem revitalização por 11 anos - Foto: Gabriel Mazzo
Guto Volpi entrega nova Unidade de Saúde da Família na Vila Sueli em Ribeirão Pires
05/12/2025
O motorista da betoneira, William Rodrigues da Silva, de São Bernardo do Campo, não resistiu aos graves ferimentos
Motorista de betoneira de São Bernardo não resiste após acidente em rodovia
05/12/2025

Recomendadas

Jovem é baleado durante roubo no Baeta Neves, em São Bernardo
São BernardoCidades

Jovem é baleado durante roubo no Baeta Neves, em São Bernardo

05/12/2025
COI identifica ônibus clonado em Santo André e condutor é detido
Santo AndréCidades

COI identifica ônibus clonado em Santo André e condutor é detido

05/12/2025
Idosa morre atropelada por ônibus da BR7 no Rudge Ramos, em São Bernardo
São BernardoCidades

Idosa morre atropelada por ônibus no Rudge Ramos, em São Bernardo

05/12/2025
Polícia Investiga óbito de grávida de sete meses em Mauá
MauáCidades

Polícia Investiga óbito de grávida de sete meses em Mauá

05/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?