VOLTAR
  • Variedades

Escola Municipal de Ecologia de S.Caetano terá novas atrações em 2023

Três mil crianças que visitam mensalmente esse espaço de educação ambiental

  • Escola Municipal de Ecologia de S.Caetano terá novas atrações em 2023.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/11/2022
  • Compartilhar:

Três mil crianças que visitam mensalmente esse espaço de educação ambiental

escola de ecologia de São Caetano

Escola Municipal de Ecologia de S.Caetano terá novas atrações em 2023. Foto: Divulgação/PSCS

Inaugurada em 1992, dentro do Parque Botânico, a Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul chega aos 30 anos de existência se renovando. As quase 3 mil crianças que visitam mensalmente o espaço de educação ambiental, estudantes de escolas públicas e particulares da cidade e da região, terão novas atrações no próximo ano letivo. “Implementamos novos projetos para 2023”, revelou a diretora Sônia Maria Montini.

Segundo a diretora, uma das novas atrações será a criação da Sala de Paleontologia. O acervo está sendo montado com a colaboração do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. “Será composto por réplicas de fósseis e trará caixas grandes de areia com as peças enterradas para os alunos procurarem com pincéis, como se fossem paleontólogos”, adiantou.

Outra atração que fará sucesso entre as crianças é o sauveiro, formigueiro criado artificialmente, que permite a exibição de uma colônia de formigas saúvas. Ele será montado dentro de uma caixa de acrílico transparente, para que os visitantes possam visualizar como as formigas vivem e fazem seus túneis e galerias subterrâneas na natureza. E haverá também um escorpionário, mas ao contrário do sauveiro, essa coleção não será de animais vivos, mas preservados em álcool. E a seção de animais marinhos trará espécimes empalhados. “O material será adquirido em mercados de peixe e o empalhamento será feito por nossa equipe”, informou Sônia Montini.

De acordo com a diretora, as visitas a essas novas atrações serão feitas por meio de agendamento das escolas. Mas haverá também uma atração aberta à visitação pública: a Escola Municipal de Ecologia ganhará um novo orquidário, que vai deixar ainda mais bonita a área verde da escola, que conta com aproximadamente 23 metros quadrados.

ESCOLAS E EMPRESAS
A Escola Municipal de Ecologia recebe um grande fluxo de visitas de estudantes da rede municipal de ensino, de escolas particulares de São Caetano e até de escolas de outras cidades da região do ABC, além de crianças assistidas por entidades assistenciais.

O espaço de educação ambiental recebe também alunos da Universidade da Terceira Idade da Universidade Municipal de São Caetano. “Só neste ano foram realizados 10 cursos de hortas para munícipes com uma média de 43 alunos da USCS”, disse Sônia.

A Escola também promove palestras sobre meio-ambiente, sustentabilidade e saúde pública para profissionais de empresas e escolas. No próximo dia 1º de dezembro haverá palestra sobre parasitoses com o educador Maurizio Fioretti, das 9h às 11h. As inscrições podem ser feitas no site https://emec.scseduca.com.br/.