Equipe envolvida em resgate de jovem que caiu em poço em Sto.André é homenageada
Evento contou com a participação dos agentes da GCM, do COI, Polícia Militar, Civil e grupamento dos Bombeiros
Evento contou com a participação dos agentes da GCM, do COI, Polícia Militar, Civil e grupamento dos Bombeiros
Os agentes de segurança envolvidos no salvamento de Jeferson Gabriel da Silva, de 19 anos, resgatado dentro de um poço no último dia 4 de junho, em uma área de mata na região do Parque Guaraciaba, em Santo André, foram homenageados nesta quarta-feira (12/06), por conta do trabalho efetivo, comprometido e competente realizado no resgate do jovem.
Na cerimônia foram homenageados os GCMs Adriano Lacerda Silveira e Roberval Jesus de Luzia, que fica na sala de controle do COI, localizada no Paço andreense. Além deles, o tenente Vitor Coelho Silva, do 8º Grupamento dos Bombeiros, o soldado da PM Fabiano Dena e Patrícia de Oliveira Silva, da Polícia Civil, receberam as placas condecorativas em agradecimento a este trabalho conjunto.
O trabalho de resgate do jovem contou com a atuação da GCM em área de mata, com a utilização de imagens das câmeras do Centro de Operações Integradas, que monitoram a área do parque, e da geolocalização do aparelho celular da vítima. Jeferson estava caminhando no Parque Guaraciaba no dia 1º de junho, quando adentrou em uma área de mata fechada e caiu em um poço que existia no local.
A partir dos relatos da família e com boletim de ocorrência de desaparecimento, os GCMs envolvidos fizeram uma incursão na área de mata e passaram a procurar o jovem. Ao ouvir barulhos e pedidos por socorro, foi possível verificar onde Jeferson estava e, logo de pronto, os agentes forneceram alimento e água a ele enquanto os demais apoios necessários para seu resgate foram acionados.
O jovem foi socorrido e uma unidade avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que o conduziu ao Centro Hospitalar Municipal (CHM) Dr. Newton da Costa Brandão, onde ele passou por atendimento médico e também cirurgias para as fraturas que teve no momento da queda.
“Essa ocorrência foi simbólica para todos, pois salvamos uma vida e isso por si só já vale a pena. Sabemos muito bem do histórico daquela região, conhecida como Tancão da Morte, e hoje transformamos aquele espaço em um dos parque municipais mais bonitos que temos na cidade. Foi um acidente, infelizmente, em uma área que não faz parte do parque. Graças a Deus tudo ficou bem não deixamos nenhuma mancha de algo ruim que remeta a esse passado”, disse o prefeito Paulo Serra.
O secretário de Segurança Cidadã, Temístocles Telmo, agradeceu o trabalho conjunto realizado pelas forças policiais desde a primeira informação recebida sobre o desaparecimento de Jeferson. “Foram vários fatores que culminaram no salvamento do rapaz, que passou cinco dias dentro daquele poço. Desde a confirmação de seu desaparecimento montamos uma grande estrutura com agentes municipais e estaduais para que esse salvamento fosse realizado e com uma excelente notícia, que foi encontrá-lo com vida”, finalizou.