Profissionais do Departamento de Proteção à Fauna e voluntários participam de expedição para cuidar de animais resgatados durante as enchentes no RS
Biólogos, veterinária e voluntários de Ribeirão Pires se somaram aos esforços de cuidados e resgate a animais vitimas das enchentes que atingiram milhares de famílias no Rio Grande do Sul. Profissionais do DPFauna (Departamento de Proteção à Fauna) da Prefeitura estão entre os integrantes da expedição que partiu na última quinta-feira (16/05), de motorhome, rumo a Novo Hamburgo.
“Chegamos na sexta-feira (17/05) em um abrigo de cães e gatos. Ajudamos em tratamento e cuidado de alguns dos animais. No sábado (18) fomos a Canoas para ver como estava a situação, mas no abrigo que fomos estava muito bem estruturado, com protocolos definidos e até um hospital veterinário improvisado. Decidimos voltar para Novo Hamburgo para ajudar o abrigo daqui”, contou a veterinária do DPFauna, Maria Helena Cavallari.
Em vídeo enviado pela equipe para a Prefeitura, os voluntários destacam a necessidade de insumos e doações para ajudar no atendimento dos animais, que ainda estão chegando de resgates. “Algumas das doações são para a manutenção aqui do local (abrigo). Para os cuidados dos bichos e para ficar melhor para os animais. Estamos tentando oferecer o melhor, então essas doações são necessárias para esse momento tão critico na região”, acrescentou o biólogo da Prefeitura, Caio César.
Produtos como cloro, para a higienização dos espaços onde os animais estão sendo abrigados, fraldas para pet, e roupinhas para cães e gatos estão na lista dos donativos que podem ser enviados. “As roupinhas são necessárias para todos os portes de animais, principalmente os grandes. Tem muitos animais que ainda não têm lona para cobrir. Precisam de roupinha porque a noite está fazendo muito frio. A gente está passando as noites aqui e está sentindo esse frio”, concluiu Maria Helena.
“Ribeirão Pires segue mobilizada. A equipe do DPFauna, que faz um trabalho de excelência inclusive com animais silvestres, se prontificou a participar dos esforços de nossa cidade. Os moradores também estão se juntando a esta corrente solidária, enviando donativos para atender quem mais precisa. Nossa gratidão a todos”, declarou o prefeito Guto Volpi.
O vice-prefeito de Ribeirão Pires, Rubens Fernandes, que é enfermeiro, e voluntários da cidade integram a missão de auxílio ao Rio Grande do Sul. “Estamos auxiliando os animais e também dando suporte a famílias que estão precisando. O nível da água ainda está alto em muitos pontos aqui”, disse o vice-prefeito.
Donativos para pets
O Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, por meio de doações de empresas e moradores, está arrecadando ração para cães e gatos, além de itens como água potável, produtos de higiene e limpeza, e alimentos não perecíveis para famílias desabrigadas após as cheias no Rio Grande do Sul.
Para ampliar a arrecadação de ração pet, a Prefeitura promoveu edição especial do Tigela Cheia, que troca garrafas plásticas por alimentos para cães e gatos. Nesta edição, não foi necessária a entrega dos recicláveis, somente a doação em ração. O evento contou com participação da empresa Cerealista Oliveira, da cidade.
Com auxílio do Instituto Caramelo, sediado em Ribeirão Pires, o município já enviou cinco toneladas de ração para cães e gatos que estão em abrigos no Rio Grande do Sul.