VOLTAR
  • Política

Entrevista: Morando analisa cenário político e fala de candidaturas e eleição

Prefeito de São Bernardo diz ter ficado honrado com convite de Rodrigo Garcia para ser candidato a vice, mas ressaltou que maioria da população não concordava com renúncia 

  • Orlando Morando analisa cenário político e fala de candidaturas e eleição.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/04/2022
  • Compartilhar:

Prefeito de São Bernardo diz ter ficado honrado com convite de Rodrigo Garcia para ser candidato a vice, mas ressaltou que maioria da população não concordava com renúncia

entrevista com Orlando Morando

Orlando Morando analisa cenário político e fala de candidaturas e eleição. Foto: Divulgação

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), disse nesta sexta-feira (01/04) que tem planos de muitas obras e realizações até o fim de seu mandato em 2024. Ele fica no cargo após ter acatado opinião da maioria dos moradores que desaprovou a possibilidade dele renunciar para ser candidato a vice na chapa encabeçada pelo novo governador Rodrigo Garcia (PSDB), que disputará a reeleição. Durante entrevista exclusiva concedida ao ABCD Jornal, o chefe do Executivo analisou a conjuntura política e respondeu a perguntas sobre futuro político de sua esposa Carla Morando, de sua irmã Márcia Morando, e de seu vice Marcelo Lima, além de comentar sobre o deputado federal Alex Manente e também a respeito do resultado das prévias do PSDB que escolheram João Doria. Leia a  íntegra da entrevista.  

ABCD Jornal – Prefeito, o que pesou em sua decisão de não aceitar o convite do governador Rodrigo Garcia para ser o vice dele nestas eleições? O senhor se surpreendeu com o convite?

Orlando Morando – Primeiro é uma decisão que nós amadurecemos juntos ,eu nunca me coloquei para ser candidato a vice. Eu acredito que o nome surgiu devido ao trabalho que a gente realiza na cidade de São Bernardo, é uma cidade grande, e das prefeituras do PSDB, a maior cidade governada por um prefeito do PSDB é São Bernardo do Campo. Os bons feitos da gente, os resultados que a gente escolheu na segurança pública, na educação durante a pandemia , e principalmente o resultado das urnas em 2020 .Afinal de contas, nós derrotamos o PT, na cidade do Lula, com quase 70% dos votos e isso acaba te projetando. Desde o início do ano eu pensei em considerar o que estava sendo pautado pela imprensa. E agora, no último final de semana, eu e o Rodrigo tivemos uma conversa maior sobre o tema. Então, ontem (31/03) à noite ele me chamou, pois essa decisão não poderia ser postergada. Eu até agradeci a ele a confiança, enfim, é algo que realmente me honra muito, mas é o cargo que eu ocupo. Não fui eu que escolhi,  eu fui escolhido por uma multidão. Nós fizemos uma pesquisa em  São Bernardo semana passada, e  assim, o que a sociedade tem hoje é maior do que o que eu tive nas urnas. As pessoas querem que eu continue e gostam do que eu estou fazendo e  aprovam. É óbvio que eu não sou unanimidade, mas a gente que está na vida pública precisa entender o sentimento da maioria. Até porque a democracia se constitui pela vontade da maioria e não da totalidade, isso que é democracia. Então, eu ponderei muito, e disse ao Rodrigo que entendo que eu posso colaborar com ele continuando na prefeitura de São Bernardo. Então, uma decisão madura que nós tomamos em conjunto com ele, e ele compreendeu. Fiquei muito honrado. Tanto que a primeira cidade que ele quis visitar como novo governador do Estado foi São Bernardo do Campo. E, aliás, num tema extremamente importante que é a saúde pública .Então eu fico honrado por poder ter alcançado uma colocação de destaque no Estado, mas, ao mesmo tempo, o meu compromisso é com a população de São Bernardo e  peço que Deus me dê saúde e muita disposição para até dezembro de 2024 continuar transformando, mudando e melhorando a cidade pela qual as pessoas me escolheram.

ABCD Jornal – E o que mostrou essa pesquisa, como que está o seu governo?

Orlando Morando – O governo é muito bem avaliado, nós temos uma aprovação que chega a 78% .E eu fui taxativo e  perguntei se as pessoas aprovavam eu deixar a prefeitura para ser candidato a vice-governador e as pessoas não acolheram isso,  mais de 70% disse que não era para eu deixar a prefeitura, e que eu deveria continuar sendo prefeito. E elas estão certas, pois foram elas que me  escolheram para isso, então eu ouvi um sentimento de quem me colocou na prefeitura. E o sentimento deles é que eu devo continuar.  Então, eu vou acolher aquilo que as pessoas escolheram.

ABCD Jornal – E o senhor ficou surpreso com a citação do governador com relação a sua esposa e deputada estadual Carla Morando

Orlando Morando – Me  surpreendi ,ele não falou comigo disso ontem .A Carla surpreendeu a mim como deputado estadual, ela  tem sido uma deputada estadual muito atuante, combativa e é muito resolutiva em demandas de todo o Grande ABC.  Extremamente atuante para São Bernardo do Campo, e leal  pois ela  foi líder do PSDB nos dois primeiros anos do seu mandato mesmo não tendo uma enorme experiência adquirida. Ela foi muito ativa e é muito ativa, e muito próxima do governador  Rodrigo  e dos secretários. Ela se surpreendeu. Ela me ligou depois  e eu tive que sair de uma reunião rápida, e eu  falei: Carla eu também estou surpreso. Então, é um fato novo, o Rodrigo ficou de falar comigo e com ela ainda hoje, mas isso é uma decisão do Rodrigo. Isso não estava no plano, mas caso tenha um convite isso é uma decisão dela e não minha. A gente respeita a nossa relação de marido e  mulher e as decisões políticas, eu sou um bom conselheiro que convenci a Carla da importância que seria ela estar na vida pública para ajudar o ABC e São Bernardo. E ela acolheu e venceu e tem ajudado muito. Agora qualquer passo diferente é uma discussão que nós temos que sentar e fazer entre nós dois.

ABCD Jornal – E ela fica no PSDB?

Orlando Morando – Então ,tudo isso depende do que o Rodrigo der um direcionamento hoje.  Então essa noite é longa de novo.

 

ABCD Jornal – Qual sua avaliação sobre o que aconteceu nesta quinta-feira com o governador João Doria envolvendo sua pré-candidatura. Ele sai fortalecido ou desagradou alguma ala do PSDB?

Orlando Morando – Primeiro nós precisamos respeitar a prévia. O PSDB foi o único partido que teve coragem de ouvir o partido e a militância sobre quem deveria. O João venceu as prévias. Então, o episódio para mim foi encerrado ontem e principalmente com a posição firme do presidente de que o partido vai respeitar as previas e que o João Doria é o candidato.

ABCD Jornal – E o sobre o apresentador José Luiz Datena que na última hora trocou Rodrigo Garcia por Tarcísio e se filiou ao PSC? Como que o senhor avalia a situação?

Orlando Morando – Eu acho que tem de aguardar a convenção primeiro, e ter a certeza que ele será candidato. Porque senão a gente fica falando aquilo que não se consolida em atos práticos, então tem de aguardar convenção. E caso ele efetivamente aceite disputar o Senado aí eu aceito comentar o tema.

ABCD Jornal – E tem algum outro nome dentro do PSDB que possa substituir o Datena?

Orlando Morando – O Marco Vinholi . Ele tem condições de ser senador. Nós temos quadros de deputados e deputadas que podem ser senadores e  isso não é nenhum problema. O candidato a governador sendo bom  as candidaturas inferiores todas vem com a mesma pujança.

ABCD Jornal – A sua irmã se desincompatibilizou da função que tinha à frente do Fundo Social de Solidariedade. Ela será candidata?

Orlando Morando – Não. Minha irmã se desincompatibilizou. Ela cumpriu semana passada um jantar que teve um resultado extraordinário do Fundo Social. Aliás, ela deixa o fundo social  interinamente, não é um período permanente. Ela deixou um caixa de mais de R$1,5 milhão. A minha irmã acumula o Fundo Social com as atividades empresariais dela. Então, ela está fazendo algumas mudanças na empresa e pediu um período para poder cuidar e ficar dedicado a isso. Ela falou que iria esperar passar o jantar. Então, ela combinou o prazo do calendário eleitoral porque o jantar foi a semana passada. Assim, ela precisa fazer a prestação de contas. Mas ela retorna assim que a vida pessoal dela tiver dentro da organização.

ABCD Jornal – O que se fala nos bastidores políticos é que ela poderia ser candidata a deputada estadual caso a Carla Morando fosse candidata à vice. Existe essa possibilidade?

Orlando Morando – Não dá para tratar a possibilidade da possibilidade. Primeiro é aguardar aí, não sei se o Rodrigo fez um comentário por gentileza, mas se tiver algum fato novo no dia de hoje aí sim tratar, mas não é a questão da minha irmã, minha irmã se afastou por uma questão de ordem pessoal.

ABCD Jornal – Hoje o senhor anunciou que o seu vice vai ser candidato a deputado federal. Ele vai ser o candidato do governo ou o senhor também vai apoiar o Alex Manente na cidade?

Orlando Morando – O governo não tem candidato. Quem tem candidato são as pessoas. O Marcelo já foi nosso candidato e vai ser o nosso candidato e terá um apoio importante na cidade. E o Alex nos ajudou, tem uma Secretaria na nossa administração pela qual ele indicou a pessoa que fará a campanha dele. Então, vamos fazer um bom equilíbrio, mas vamos trabalhar muito pela candidatura do Marcelo.

ABCD Jornal – O que a população pode esperar nesses 2 anos e 8 meses que restam do seu governo?

Orlando Morando – Pode esperar muitas entregas. O nosso governo é de entrega, de realizações, pouco discurso, pouco mimimi. Aqui não há um governo que fala, é um governo que faz. Nós vamos entregar um enorme pacote de obras até 2024, nós já mudamos muito e melhoramos São Bernardo e vamos mudar muito mais. Muitas obras na região do pós-balsa, muitas obras na região do Grande Alvarenga, grandes intervenções viárias nos trevos da rodovia Anchieta, a nova ponte estaiada, finalização de corredores de ônibus, programa de asfalto novo, o novo hospital da mulher, vamos entregar um hospital de olhos até o final da minha gestão. Então, a minha permanência na prefeitura de São Bernardo se dá pelo motivo de continuar com o compromisso e cumprindo o meu plano de governo e eu vou cumprir.