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Entrada de Santos: ‘beijo’ marca reta final de viaduto que passa sobre a Anchieta

Viaduto no km 63 da via foi construído com técnica chamada de ‘Balanço Sucessivo’; estrutura foi feita ‘de fora para dentro’

  • Entrada de Santos: ‘beijo’ marca reta final de viaduto que passa sobre a Anchieta.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 23/06/2023
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Viaduto no km 63 da via foi construído com técnica chamada de ‘Balanço Sucessivo’; estrutura foi feita ‘de fora para dentro’

Viaduto

Entrada de Santos: ‘beijo’ marca reta final de viaduto que passa sobre a Anchieta. Foto: Divulgação

As obras da segunda fase da remodelação da entrada de Santos, o Binário 2, entre o km 59 e o km 65 da Via Anchieta, dentro do projeto Conexão Porto/Cidade tiveram mais uma etapa importante concluída nesta semana. O novo viaduto no km 63 da via, construído com uma técnica não tão comum na engenharia, chamada de “Balanço Sucessivo”, chegou ao momento do “beijo” – quando as duas pontas da estrutura, que é feita “de fora para dentro”, se encontram sobre o vão no centro da pista.

A técnica, criada na década de 1930 pelo engenheiro Emilio Baumgart, para o projeto da ponte sobre o Rio do Peixe, em Santa Catarina, é aplicada quando, nas construções de pontes e viadutos, existe a necessidade de execução de um grande vão aliada à impossibilidade de interdição das vias sob a estrutura durante a fase de construção. Nestes casos, a construção é feita com a instalação de pilares somente nos extremos da estrutura e, a partir dali, são executadas as aduelas do viaduto, como a montagem das tradicionais peças de Lego, de maneira simétrica e simultânea, até que estas aduelas se encontrem no centro – o “beijo”.

No caso do novo viaduto, conhecido como “Ramo A”, os dois pilares iniciais foram construídos na Marginal Sul da Anchieta e entre a SP-148 e a pista Norte da Anchieta. Técnica semelhante foi aplicada na construção da pista descendente da Rodovia dos Imigrantes. “Como o viaduto passa sobre a Via Anchieta, incluindo as marginais, e a estrutura precisa ter um vão livre de 100 metros de largura, essa foi a saída que encontramos para preservar a característica da rodovia, enquanto conseguimos, também, garantir a segurança viária e as boas condições de tráfego durante as obras, já que, com essa técnica, os bloqueios são mínimos e pontuais na rodovia, sem prejudicar a passagem dos motoristas”, explica o engenheiro responsável pela obra, Luiz Paulo Calixto Marchese.

Ele explica ainda que, para que fosse possível erguer esses pilares, nos extremos, foi necessária a instalação de blocos de fundação, de cada lado da rodovia, onde foi necessária a utilização, aproximadamente, de 400m³ de concreto em cada. “É um volume muito grande, que em obras do nosso sistema só utilizamos em blocos da segunda pista da Imigrantes”.

Com o encontro das duas pontas no centro do viaduto concluído, a próxima etapa é a instalação de pavimento e serviços complementares, como iluminação e sinalização, para a liberação do tráfego. A obra, que começou em janeiro do ano passado, será um acesso direto para os veículos que querem seguir da Zona Noroeste de Santos à capital paulista, contribuindo com a melhora na fluidez do tráfego na zona portuária, o que vai refletir tanto na rotina dos caminhoneiros que passam pela região diariamente quanto no ganho de tempo e segurança viária de todos os usuários do trecho.

Binário 2

Os trabalhos da segunda fase da remodelação da entrada de Santos, o chamado Binário 2, que iniciaram em dezembro de 2021, alcançaram a marca de 90% dos serviços viários concluídos. Com investimentos de R$ 346,2 milhões, nesta fase, a obra contempla, além do novo viaduto, a recuperação total da SP-148, ampliação da capacidade da ponte sobre o Rio Casqueiro e implantação de duas passarelas de pedestres na altura do km 63. O prazo de entrega é novembro de 2023. Além destas obras, está prevista, também, a implantação de um sistema de bombeamento de águas pluviais, com previsão de entrega para novembro de 2024.

Sobre a Ecovias 

Responsável pela manutenção da principal ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista — o Sistema Anchieta-Imigrantes —, a Ecovias dos Imigrantes integra o Grupo EcoRodovias e faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, sob fiscalização da Artesp.

Sobre a EcoRodovias

A EcoRodovias é a operadora com maior extensão de malha rodoviária do país. Subsidiária do Grupo ASTM, atualmente administra 11 concessões de rodovias que somam 4,7 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Ao longo de mais de 20 anos, a EcoRodovias está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país, viabilizando caminhos nunca antes imaginados. Integra importantes carteiras relacionadas a práticas ambientais, sociais e de governança, tais como Novo Mercado da B3 e o Índice de Sustentabilidade Empresarial. Possui diversas certificações internacionais, incluindo a ISO 37001, de combate ao suborno. Para mais informações, acesse www.ecorodovias.com.br.