Enel São Paulo ultrapassa 1,2 milhão de medidores inteligentes instalados
Além de melhorar a eficiência dos serviços, medidores inteligentes mudam a forma como os clientes gerenciam o consumo de energia; Consumidores contemplados são avisados antecipadamente via SMS
Além de melhorar a eficiência dos serviços, medidores inteligentes mudam a forma como os clientes gerenciam o consumo de energia; Consumidores contemplados são avisados antecipadamente via SMS
A Enel Distribuição São Paulo ultrapassou a marca de 1,2 milhão de smart meters instalados em sua área de concessão, consolidando a empresa como líder em medição inteligente no país e na América Latina. Com esse número, a companhia está perto de alcançar a meta de 1,3 milhão de medidores inteligentes em operação até o final de 2024.
A tecnologia dos smart meters não apenas melhora a eficiência dos serviços, já que permite à distribuidora realizar diversas operações de forma remota, mas também possibilita ao cliente monitorar on line o próprio consumo de energia. Em relação ao gerenciamento da distribuição, com os medidores inteligentes, é possível, por exemplo, identificar eventual interrupção no fornecimento de energia e realizar serviços à distância, como a leitura de consumo e reconexões.
Bairros Contemplados
A programação de 2024 inclui os bairros de Perus, Pirituba, Santana, Freguesia do Ó, Casa Verde, Santana Guaianases, Itaquera e Rio Bonito, além dos municípios de Carapicuíba e Osasco. Até o momento, mais de 14,3% dos clientes da distribuidora em São Paulo já estão usufruindo dos benefícios da medição inteligente, com mais de 11,3 milhões de faturas emitidas e 371 serviços comerciais de reconexão, tudo de forma remota.
“A medição inteligente abre um novo capítulo na relação do fornecimento de energia do cliente com os serviços da distribuidora e com o próprio consumo de energia, já que permite o monitoramento e ações em tempo real por parte da empresa e também o acompanhamento do consumo, por meio do app, pelo consumidor”, explica Guilherme Dutil, responsável pela área de medição da Enel Brasil.
Investimento em inovação
Essa é apenas uma das iniciativas que a Enel vem implementando para melhorar a qualidade dos serviços e a experiência dos clientes. A empresa tem ampliado investimentos em modernização das redes, automação de sistemas e ampliação dos canais de comunicação, além do aumento significativo das equipes de pessoal próprio em campo.
Como funciona a troca do medidor?
Os clientes contemplados são informados por SMS sobre a visita da equipe técnica para a troca do medidor. O processo é rápido, leva em média 30 minutos, e o cliente pode acompanhar todas as etapas. Por segurança, a equipe realiza testes de conectividade antes de ativar o medidor. A Enel reforça que os medidores são homologados pelo Inmetro e passam por rigorosos testes de qualidade.
Verifique a ordem de serviço
Se o cliente se sentir inseguro, pode confirmar se há uma Ordem de Serviço para seu endereço nos canais de atendimento da Enel, acessando a Agência virtual www.enel.com.br; ou a Central de Atendimento (0800 72 72 196).