No ano de 2024, mais de 6,1 mil clientes sofreram com interrupção no fornecimento de energia por conta das quedas de balões, isso equivale a aproximadamente 24 mil pessoas impactadas

Junho é um tradicional mês de festas por todo país. É também quando, entre muitas delícias e diversão, a prática criminosa de soltar balões costuma aumentar. De olho nesse cenário, a Enel Distribuição São Paulo fez um levantamento sobre a quantidades de ocorrências envolvendo balões sobre a rede elétrica em 2024. Só neste ano, de janeiro a maio, 6.199 clientes (aproximadamente 24 mil pessoas) foram impactados com interrupção no fornecimento de energia por conta das quedas de balões sob a rede elétrica. Neste período, a distribuidora identificou 30 ocorrências de balões que atingiram a rede elétrica na região Metropolitana de São Paulo.
No período, as cidades com maior número de ocorrências foram: São Paulo (21), Santo André (3), Cotia (2), São Bernardo do Campo (1), Mauá (1), Cajamar (1) e Santana de Parnaíba (1).
“É importante ressaltar que fabricar, vender, transportar ou soltar balões no Brasil é crime. Essa prática, além de colocar vidas em risco, quando próxima da rede elétrica, pode causar acidentes, aumentando o risco de incêndios e até a interrupção no fornecimento de energia”, destaca Shigueo Yonashiro Neto, gerente do Centro de Operação da Enel Distribuição São Paulo.
Saiba o que fazer ao ver um balão caindo sobre a rede elétrica:
Caso um balão caia dentro de uma subestação de energia elétrica, o risco de explosão é muito grande, portando, não tente entrar no local para resgatar o balão;
Caso um balão caia sobre a rede elétrica, não tente remover o balão dos fios;
Se identificar um balão sobre a rede ou em uma subestação de energia, entre em contato com a Enel Distribuição São Paulo.