VOLTAR
  • Esporte

Empresário revela jogadores e gerencia carreira de garotos do ABCD

Samuel Ladanhi acompanha atleta de Santo André em passagem pelo Flamengo e Audax e leva ex-grêmio Mauaense ao profissional de Minas

  • Henrique Benko, de Santo André, é mais um jovem craque do futebol com carreira em plena ascensão.
    Foto: Divulgação
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 10/05/2023
  • Compartilhar:

Samuel Ladanhi acompanha atleta de Santo André em passagem pelo Flamengo e Audax e leva ex-grêmio Mauaense ao profissional de Minas

Henrique Benko

Henrique Benko, de Santo André, é mais um jovem craque do futebol com carreira em plena ascensão. Foto: Divulgação

Henrique Benko, de Santo André, é mais um jovem craque do futebol com carreira em plena ascensão. Apesar da pouca idade – 16 anos – já passou pelo Flamengo e está no Osasco Audax pela segunda vez. Isso sem contar o início da vida futebolística nas escolinhas de esportes do Clube Aramaçan, também em Santo André, onde nasceu como jogador ainda pitico, aos 6 anos de idade.

Desde 2021, porém, o rapaz conta com o suporte do empresário Samuel de Almeida Ladanhi, 28 anos, que o auxilia ao tomar as decisões mais acertadas e seguir o melhor rumo de acordo com os anseios e expectativas que o jogador mira em sua carreira.

Foi o que aconteceu quando Henrique definiu que deixaria o Flamengo e voltaria para o Audax. “A volta do Henrique foi uma decisão tomada em conjunto, pois teve a maior experiência da sua vida até agora e não podíamos perder esta oportunidade. No Flamengo, a categoria 2006 é uma das melhores do país e o Benko não estava competindo. O retorno para o Audax foi no sentindo de voltar a competir e aumentar sua minutagem”, explicou Ladanhi, ao reafirmar que a volta do atleta tratou-se de uma decisão que visava crescimento pessoal do rapaz.

“Em conjunto, decidíamos a permanência dele no Osasco Audax”, completou o empresário. O tiro certo já tem dado frutos: até agora, o rapaz tem jogado todas as partidas como titular.

Ele explica que tanto no caso do Henrique quanto no de outros atletas, as decisões são tomadas em conjunto visando sempre o cenário de projeção de carreira, vontade e interesses do jogador.

“As decisões são tomadas conforme as carências dos clubes. Por exemplo, se um clube grande precisa de um meio-campo e nós temos este atleta mapeado, o apresentamos conforme a nossa análise feita dentro das características solicitadas.”

Henrique Benko no Audax

Atualmente no Audax, Henrique Benko é sondado por outros clubes grandes. Foto: Divulgação

Trabalhando para a empresa RCF Sports, atua desde a base até o profissional fazendo mapeamentos através dos jogos, analisando o perfil dos atletas para saber em qual tipo de situação e clube eles melhor se encaixam.

“Temos experiência tanto dentro do país como fora, fizemos intermediações com atletas que hoje compõem parte da seleção de base da Bolívia e atletas que foram captados na Bolívia e vieram jogar no ABC visando novas oportunidades”, explica.

Formado em Administração de empresas, com certificação de proficiência em inglês em Oxford e Cambridge, obtida na Inglaterra, Ladanhi também formou-se como tecnólogo em gestão de pessoas na Alemanha.

Questionado sobre como consegue desenvolver um trabalho sério em meio a tantas notícias de empresários que enganam e se aproveitam de esportistas, ele afirma enfrentar dificuldades que são superadas pela expertise que coleciona desde os tempos em que foi jogador de futebol com passagem, inclusive, pela Europa.

“Pelo meu histórico como jogador, sempre agindo com lealdade, parceria, ética e de acordo com meus princípios, tenho respeito e seriedade no mercado.”

André Vinicius e o empresário

André Vinicius, que jogava no Grêmio Mauaense, também é empresariado por Ladanhi, e está no profissional de Minas Gerais. Foto: Divulgação

Atualmente, o empresário representa 17 jogadores, sendo dois do ABCD. Além de Henrique Benko, André Vinicius, que jogava no Grêmio Mauaense, também é empresariado por Ladanhi. Atualmente, ele está no profissional de Minas Gerais jogando o Módulo II pelo URT (União Recreativa dos Trabalhadores).

“Trabalho tanto com jogadores da base quanto profissional, temos um atleta em ascensão, o Wellington Rato, que quebrou barreira e paradigmas e hoje é exemplo para nossos atletas.”

Rato tem 30 anos e é meia-atacante do São Paulo.

Wellington Rato

Wellington Rato é exemplo para os atletas e é meia-atacante do São Paulo. Foto: Divulgação