VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Empreenda Tur de Ribeirão Pires será referência para o Estado

Secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Lucena aprovou primeira edição do evento e enalteceu potencial da Estância ribeirão-pirense

  • Empreenda Tur de Ribeirão Pires será referência para o Estado.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 20/08/2023
  • Compartilhar:

Secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Lucena aprovou primeira edição do evento e enalteceu potencial da Estância ribeirão-pirense

lucena e volpi no empreenda tur (1)

Empreenda Tur de Ribeirão Pires será referência para o Estado. Foto: Divulgação

Durante visita ao 1º Empreenda Tur, que ocorreu durante todo o sábado (19), no Complexo Ayrton Senna, em Ribeirão Pires, o secretário de Turismo e Viagens do Governo de São Paulo, Roberto de Lucena, afirmou que pretende reproduzir o formato do que foi elaborado pelo município em outras cidades. O evento foi organizado pela Prefeitura e pela Fenae (Federação dos Empreendedores do Brasil), com apoio do Governo do Estado.

Ao lado do prefeito de Ribeirão Pires, Lucena afirmou que o Empreenda Tur nasce com a missão de fomentar o debate no setor e que Ribeirão Pires é o ponto de partida do evento de turismo em todo o Estado de São Paulo.

“O que vimos aqui hoje é o projeto piloto do Empreenda Tur e esse formato, adotado aqui em Ribeirão Pires, deverá ser reproduzido em outras áreas do Estado de São Paulo. Na região, somente Ribeirão Pires é estância turística, então faz sentido que a cidade seja palco das discussões do empreendedorismo de turismo”, declarou Lucena durante coletiva de imprensa.

O prefeito da cidade, Guto Volpi, enalteceu a parceria com o governo do Estado e afirmou que realizar o lançamento de um programa como este consolida ainda mais a imagem de Ribeirão Pires como polo turístico.

“O turismo é nosso principal fator econômico e que faz gerar trabalho e renda na cidade e na região. Temos uma força turística por aqui, com a rota do Cambuci, em Rio Grande da Serra, Paranapiacaba, em Santo André, o circuito industrial com as cidades de São Bernardo, Diadema e São Caetano. Já aqui em Ribeirão temos o circuito religioso, gastronômico”, afirmou o chefe do Executivo.

O evento destinado ao turismo também mobilizou grande conferência voltada ao debate do setor e contou com palestra magna da jornalista Giuliana Morrone, especialista em turismo sustentável e ESG. “Quero atingir corações e mentes durante minhas palestras. Eu realmente acredito nas questões que envolvem sustentabilidade no setor”, disse a profissional, que viajou de Boa Vista, em Roraima, diretamente para Ribeirão Pires.

Os participantes também tiveram acesso a cursos elaborados pelo Sebrae, assim como rodada de palestras. Os empreendedores puderam conhecer linhas de microcrédito com o Banco do Povo e também com a agência Desenvolve SP.

Quem esteve no evento para pegar algumas dicas com o Sebrae, um dos parceiros que participam do Empreenda Tur, foi o morador de Ribeirão Pires Mário Carlos, 59. Trabalhando atualmente com transporte escolar, o plano de Carlos, junto de sua irmã, é a de montar uma pequena pousada em sua chácara, que fica em Ouro Fino. “Assim que descobri o evento, quis logo visitar para pegar algumas informações com o Sebrae. Acho que eles poderiam me indicar o que fazer para dar início a este projeto”, declarou.

À noite, os visitantes do evento puderam conferir apresentações musicais com: Mathias Ricasso, Rick Barão e Richard & Diego.