VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Em Sto.André, Parque do Pedroso tem brincadeiras, trilha e caminhada ecológica

Atividades integram a programação do evento Férias na cidade

  • Em Sto.André, jovem é achado sem vida em represa no Parque do Pedroso.
    Foto: Divulgação/Semasa
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 12/07/2022
  • Compartilhar:

Atividades integram a programação do evento Férias na cidade

Parque do Pedroso

Parque do Pedroso tem brincadeiras, trilha e caminhada ecológica. Foto: Divulgação/Semasa

Neste período de férias, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) preparou uma programação especial para que crianças, jovens e adultos possam se divertir no Parque do Pedroso, ao mesmo tempo em que aprofundam o conhecimento sobre questões relacionadas ao meio ambiente. Trata-se do evento Férias no Pedroso, uma iniciativa inédita que será realizada até o dia 31 de julho para oferecer diversas atividades.

A primeira atração ocorre neste sábado (16/07). Das 10h às 16h, a criançada poderá brincar com jogos sobre os temas resíduos e água, além de pesca e gincana ambiental. No domingo (17/07), será realizada novamente essa atividade, no mesmo horário. Além disso, no sábado, a partir das 14h, o Semasa fará a ‘Caça ao tesouro’, brincadeira em que são colocadas pistas para as crianças interagirem com o meio ambiente, até chegar ao ‘tesouro’.

A população adulta que gosta de se aventurar poderá participar, no sábado do dia 23, da trilha que leva à segunda torre do antigo teleférico. Serão destinadas 30 vagas, com necessidade de inscrição prévia. A atividade acontece às 14h e os interessados precisam se inscrever com uma hora de antecedência na sede administrativa do parque, localizado na região da área de playground. Para fazer a trilha, é obrigatório o uso de calça e tênis.

Nos dias 24 (domingo) e 30 (sábado), das 10h às 16h, o Semasa realizará novamente os jogos ambientais sobre resíduos, água, pesca e gincana ambiental. Ainda no dia 30, ocorre a ‘caminhada ecológica’, aberta a todos os públicos.

O evento também oferecerá programações com grupos fechados. No dia 25 (segunda), crianças e alunos do Instituto São Jerônimo participarão de um piquenique e também de uma trilha. Já no dia seguinte, professores da Creche Henfil serão beneficiados com a ‘Oficina de fotografia: relevando o Pedroso’. Os docentes terão aulas teóricas e práticas de fotografia, considerada um importante instrumento de educomunicação e sensibilização e educação ambiental.

Para fechar a programação do evento Férias no Pedroso, no dia 31 (domingo), às 14h, haverá uma contação de história ambiental realizada por profissionais da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa. Antes, das 10h às 16h, haverá atividades ambientais do Semasa e do Projeto Mais Lazer, iniciativa itinerante da Prefeitura com atividades recreativas monitoradas, espaços de jogos, brinquedo inflável, miniquadras esportivas, dentre outros. Durante toda a programação, os interessados ainda poderão aprender sobre o tratamento da água.

O Parque do Pedroso está localizado na Estrada do Pedroso, 3.000, no Parque Miami.