Em São Bernardo, UBS da Vila São Pedro inicia atendimento até as 22h

Mais visitadas

Unidade é a primeira a ser contemplada com a ampliação do horário de funcionamento, dentro do programa Saúde na Hora, do governo Federal

Unidade é a primeira a ser contemplada com a ampliação do horário de funcionamento, dentro do programa Saúde na Hora, do governo Federal. Foto: Divulgação/PSBC_Ricardo Cassin

 

 

A Prefeitura de São Bernardo deu início nesta segunda-feira (02/09) ao atendimento estendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São Pedro (Rua da Comunidade, 100). A unidade é a primeira a ser contemplada com a ampliação do horário de funcionamento das 7h às 22h, dentro do programa Saúde na Hora, do governo Federal. A medida tem como objetivo reduzir os índices de absenteísmo e ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, vacinação, entre outros.

Além da UBS São Pedro, outras 19 unidades do município terão o horário de funcionamento estendido até o final do ano. As UBSs União e Alvarenga, ambas no Grande Alvarenga, serão incorporadas ao modelo ainda no mês de setembro. Atualmente, a UBS União já atua em horário estendido – até às 21h – apresentando números reduzidos de absenteísmo em comparação com os demais endereços.

Para se habilitar ao programa do Ministério da Saúde, São Bernardo se adequou a uma série de requisitos, como manter a composição mínima das seis equipes de Saúde da Família (médico, enfermeiro, dentista e auxiliar de enfermagem), sem reduzir o número de equipes que já atuam no município. “Serão os mesmos serviços oferecidos, mas com horário de atendimento ampliado e equipe completa. Estamos começando com as unidades que apresentam o maior volume de atendimentos, por conta do grande adensamento populacional das regiões onde estão inseridas”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Somente para a unidade Vila São Pedro, serão destacados 12 novos profissionais, sendo dois médicos generalistas, dois recepcionistas, dois técnicos de enfermagem, dois enfermeiros, auxiliar de odontologista, cirurgião dentista, farmacêutico e auxiliar de farmácia. “Com esta iniciativa, vamos conseguir desafogar a demanda, ampliando em 20% a 30% os atendimentos nesta UBS. É uma facilidade a mais para quem estuda e trabalha e não tem tempo hábil para comparecer no horário convencional”, completou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

Atualmente, a unidade conta com 68 mil pacientes ativos e 120 funcionários, que realizam 190 mil atendimentos por ano nos 14 consultórios dispostos no local. Entre os serviços ofertados no endereço estão consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, coleta para exames laboratoriais, planejamento familiar, vigilância em saúde, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos, pré-natal e puerpério com acolhimento, rastreamento de câncer de colo uterino e de mama, acompanhamento de doenças crônicas, entre outros.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações