VOLTAR
  • Cidades

Em São Bernardo, UBS Alves Dias agora funciona até as 22h

Novo horário de atendimento começou nesta terça-feira (17/12), cumprindo o cronograma do programa Saúde na Hora do governo Federal

  • Novo horário de atendimento na UBS Alves Dias começou nesta terça-feira (17/12), cumprindo o cronograma do programa Saúde na Hora do governo Federal.
    Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin
  • Por: Redação
  • Publicado em: 18/12/2019
  • Compartilhar:

 Novo horário de atendimento começou nesta terça-feira (17/12), cumprindo o cronograma do programa Saúde na Hora do governo Federal

Novo horário de atendimento na UBS Alves Dias começou nesta terça-feira (17/12), cumprindo o cronograma do programa Saúde na Hora do governo Federal. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

 

Em cumprimento ao cronograma do programa Saúde na Hora do governo Federal, o prefeito Orlando Morando anunciou, nesta terça-feira (17/12), a quinta unidade no município (UBS Alves Dias – R. Alexandre Bonício, 133) a ter os serviços ampliados e horário de funcionamento estendido das 7h até às 22h.

De acordo com o chefe do Executivo, uma maneira inteligente e eficiente em proporcionar maior acesso da população aos serviços de Saúde. “Desta maneira diminuímos os índices de absenteísmo, como já temos observado nas outras quatro unidades (Vila São Pedro, Alvarenga, União e Taboão) em que o horário foi ampliado. O custo do profissional fica menor para o município quando seu horário é melhor aproveitado pela população, não há desperdício”, avaliou Orlando Morando.

São 40 mil pacientes ativos na UBS Alves Dias, com média de 16 mil atendimentos/mês. “O novo modelo permitirá a contratação de mais funcionários, desafogar a demanda e ampliar a oferta em pelo menos 20% dos atendimentos, principalmente, para os pacientes que trabalham e estudam e não conseguem se consultar no horário convencional das unidades”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

SERVIÇOS

Entre os serviços ofertados na Rede Básica estão consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, coleta para exames laboratoriais, planejamento familiar, vigilância em saúde, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos, pré-natal e puerpério com acolhimento, rastreamento de câncer de colo uterino e de mama, acompanhamento de doenças crônicas, entre outros.

SAÚDE NA HORA

O município garantiu repasse de R$ 6,6 milhões do governo Federal para custeio do programa Saúde na Hora, por se encaixar nos requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como manter a composição mínima das seis equipes de Saúde da Família (médico, enfermeiro, dentista e auxiliar de enfermagem), sem reduzir o número de equipes que já atuam nas unidades.