VOLTAR
  • Cidades

Em São Bernardo, primeiro dia de aula registra adesão de 80% dos alunos

Prefeito Orlando Morando acompanhou início do ano letivo dos estudantes na EMEB José Cataldi, no bairro Demarchi

  • Prefeito Orlando Morando acompanhou início do ano letivo dos estudantes na EMEB José Cataldi, no bairro Demarchi.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto
  • Por: Redação
  • Publicado em: 07/02/2022
  • Compartilhar:

Prefeito Orlando Morando acompanhou início do ano letivo dos estudantes na EMEB José Cataldi, no bairro Demarchi

alunos de são bernardo em sala de aula

Prefeito Orlando Morando acompanhou início do ano letivo dos estudantes na EMEB José Cataldi, no bairro Demarchi. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

A segunda-feira (07/02) chuvosa foi dia de alegria para os alunos e profissionais da rede municipal de ensino de São Bernardo, tendo em vista o início das aulas para os mais de 80 mil matriculados. O prefeito Orlando Morando acompanhou o retorno dos estudantes na EMEB José Cataldi, no bairro Demarchi, quando aproveitou para dar as boas-vindas a toda a comunidade escolar. Neste início de ano letivo, a rede municipal contou com boa participação dos alunos, com registro de frequência média de 80% dos estudantes.

“Estamos fazendo de tudo para garantir um ano letivo de muito aprendizado às nossas crianças. No último sábado (05/02), iniciamos o processo de entrega dos uniformes e material escolar a todos os mais de 80 mil estudantes da nossa rede, entregamos a revitalização de 160 prédios escolares que precisavam de reforma nos últimos dois anos, reforçamos a merenda escolar, com a distribuição de cardápio mensal aos pais. Todo esse planejamento com o objetivo de oferecer as melhores condições de aprendizado aos nossos estudantes”, ressalta o chefe do Executivo.

Secretária da Educação de São Bernardo, Silvia Donnini complementa observando que, felizmente, o início do ano letivo de 2022 pode ser iniciado com aulas presenciais em São Bernardo, diferente do que ocorreu em 2021, em razão da pandemia. “Com o avanço da vacinação dos adultos e a chegada da vacina para as crianças, estamos mais seguros e com total condição de retornar às escolas, que são o melhor lugar para aprender. Continuamos seguindo todos os protocolos sanitários, com uso de máscara, aferição de temperatura, distanciamento, uso de álcool gel e todos os demais cuidados necessários para evitar a Covid-19”, diz.

Mãe da Associação de Pais e Mestres (APM) da EMEB Maria Therezinha Besana, Andreia Silva ressalta os avanços observados na rede municipal de Educação ao longo dos últimos anos. “Em nome de todas as mães, agradeço por todo o investimento que vem sendo feito, com merenda de qualidade e escolas estão sendo reformadas. Nossos filhos estão sendo bem cuidados”, comenta.

 Uniforme e material escolar

A Prefeitura de São Bernardo deu início no último sábado à entrega dos kits de uniforme escolar, compostos por duas máscaras de tecido e squeeze de água individual, duas bermudas, duas calças, três camisetas de manga curta, duas camisetas de manga longa, uma jaqueta, três pares de meia e uma mochila.

Já no material escolar, os itens são adquiridos conforme a idade escolar dos estudantes. Para a Educação Infantil, a lista inclui desde massa de modelar, lápis de cor, pincel até tinta. No caso do Ensino Fundamental, os alunos recebem, por exemplo, caderno brochura (agenda), giz de cera, régua, apontador, cola, borracha e lápis preto. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), os estudantes recebem itens como caderno universitário (100 folhas), caderno de desenho (96 folhas), caneta esferográfica azul e vermelha, entre outros.

Manutenção das escolas

Desde 2020, a Prefeitura já concluiu a revitalização de 160 prédios escolares por meio do Programa Escola Mais Bonita. As obras incluem desde troca de telhado, consertos de infiltração, vazamento, pintura, revisão elétrica, substituição de para-raio, reparos e adequações estruturais diversas. No caso das intervenções de manutenção e conservação nas unidades de ensino, a Prefeitura mantém, desde 2017, o Programa Escola Linda, que destina R$ 34 mil por escola às APMs para compra e contratação de serviços autorizados pela comunidade escolar.