Em vistoria na tarde desta segunda-feira (02/10), o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou que as obras do novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas Alves Dias serão entregues no primeiro semestre 2024. A futura unidade, que funcionará em sede própria – localizada na Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, altura do nº 2.500 – fornecerá todo atendimento necessário aos pacientes que precisam de tratamento para ficarem longe destas substâncias.
O investimento em todo o projeto é de aproximadamente R$ 6 milhões. O atendimento será das 7h às 19h em livre demanda e também funcionará 24 horas para os pacientes que estiverem em tratamento de regime interno.
De acordo com o prefeito Orlando Morando, a ação corresponde ao plano de ampliação dos atendimentos de saúde mental no município. “Toda a estrutura para a recuperação destes pacientes é fornecida pela nossa rede, com amplo apoio de uma equipe multiprofissional. Além disso, a aceitação da doença e o acolhimento e apoio da família são fundamentais no processo para se livrarem do vício”, declarou.
Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho explica que dentre as terapias adotadas está a prática de esportes. A nova unidade contará com uma quadra poliesportiva, que ofertará diversas modalidades. “A saúde mental de São Bernardo está se adequando ao novo modelo de tratamento, com oferta de serviço humanizado e respeitoso, para recuperar e reinserir o indivíduo na sociedade. Além de cuidados médicos, neste espaço, teremos também as salas de atividades coletivas, academia, sala de bem-estar, entre outras”, destacou.
A mudança de unidade possibilitará a ampliação de sua capacidade, com maior número de salas e significativa melhoria dos espaços de atendimento como um todo. Atualmente, são realizados aproximadamente de 1.500 atendimentos por mês. A nova unidade contará com leitos de curta permanência, ofertando ambiente protetivo e acompanhamento 24 horas para pessoas com quadros psiquiátricos agravados pelo uso de substâncias, bem como para o manejo da abstinência.
São Bernardo possui em sua rede de atenção à saúde mental nove CAPS, dos quais três foram entregues na atual gestão: CAPS III Rudge Ramos, CAPS III Farina e CAPS III Selecta. Além disso, o município também oferece um pronto-socorro de saúde mental 24 horas, além de república e residências terapêuticas.
Com trajeto da Rua Tiradentes ao Centro, Linha de ônibus 02A entra em operação na…
Domingo no Pedroso integra calendário comemorativo do aniversário de Santo André
Confira as atrações gratuitas da Estância para este fim de semana em Ribeirão Pires
Cerca de 40 pets, entre cães e gatos, já vacinados, vermifugados e castrados, estarão prontos…
Linhas municipais e intermunicipais de ônibus terão trajetos alterados durante a realização da maratona, que…
Gilvan reforçou que a iniciativa busca garantir uma execução mais viável dos precatórios por parte…