Em São Bernardo, menina com síndrome de Down é a 1ª criança vacinada

Mais visitadas

Cidade foi a primeira do Estado, fora a Capital, a iniciar a imunização de crianças de 5 a 11 anos, após a chegada do 1º lote de doses pediátricas

vacinação de criança
Em São Bernardo, menina com síndrome de Down é a 1ª criança vacinada. Foto: Divulgação

A cidade de São Bernardo foi a primeira no Estado de São Paulo, fora a Capital, a iniciar a imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. A primeira criança a receber a dose foi a pequena Rafaela Kimeri Franchini, de 11 anos, diagnosticada com síndrome de Down, na UBS Baeta Neves. O início das aplicações no público foi possível após a chegada do primeiro lote de 4.408 vacinas pediátricas produzidas pela Pfizer ao município nesta sexta-feira (14/01).

Para as demais crianças de 5 a 11 anos, a aplicação terá início na próxima segunda-feira (17/01), nas 33 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 11h. Para isso, é necessário realizar o agendamento prévio, já disponível no site da Prefeitura www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus ou por meio do app São Bernardo na Palma da Mão. Nesta primeira etapa, as vacinas serão aplicadas de forma prioritária em crianças com comorbidades, mediante a apresentação de documentação comprobatória.

Segundo o prefeito Orlando Morando, São Bernardo mais uma vez dá exemplo de agilidade na aplicação das doses contra a Covid-19. “Recebemos as vacinas hoje e já iniciamos a imunização, porque contra a Covid-19 não há tempo a perder. O público infantil e seus pais aguardavam há muito tempo por esse momento histórico não só para nossa cidade, mas para o Brasil”, destacou o chefe do Executivo.

criança vacinada
Pais sentiram alívio com vacinação dos filhos. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

Secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho acompanhou o ato ao lado da primeira-dama e deputada estadual, Carla Morando, e explicou como será o processo de imunização do público infantil. “O público-alvo desta faixa etária é composto por 74.500 crianças. Cerca de 10% delas apresentam comorbidades. A medida em que o município for recebendo os lotes, novos grupos serão contemplados, como foi feito durante todo o processo de imunização”, explicou Dr. Geraldo.

Muito corajosa, a primeira vacinada Rafaela não chorou e disse que estava bastante ansiosa para este momento. Os pais acompanharam a garotinha e se emocionaram com a imunização da filha. “Não dá para falar ainda em vida normal porque estamos vendo que a pandemia não acabou, mas já dá para ter um pouco mais de esperança de que vamos vencer esta batalha”, declarou o pai, Marcelo André Franchini, que segurou a criança no colo no momento da vacina. Além da menina, outras 8 crianças com comorbidades receberam a primeira dose da proteção contra o Coronavírus.

criança vacinada contra covid
Crianças mostraram coragem e não choraram durante a vacinação. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

Documentos

Os pais de crianças com comorbidades devem apresentar comprovante da condição dos filhos, por meio de receitas de medicamentos, relatório médico ou exames. Além disso, para realização do agendamento, a criança precisa deve possuir CPF. Para agilizar o atendimento, a Prefeitura recomenda que seja realizado o pré-cadastro no site do Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), do Governo do Estado.

Ação cultural

Com o objetivo de incentivar e democratizar a leitura pela cidade, o programa Espalhando a Leitura, da Secretaria de Cultura e Juventude, acontecerá de forma itinerante nas UBSs durante a vacinação de Covid-19 nas crianças. A equipe estará presente a cada dia em uma das unidades de saúde, onde serão disponibilizados títulos diversificados, entre literatura infantil, juvenil e adulta. A primeira a ser contemplada será a UBS Baeta Neves (Rua Giacinto Tognato, 1.100, Baeta Neves).

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações