VOLTAR
  • Cidades

Em São Bernardo, aulas presenciais são retomadas de forma gradual

Escolas públicas passaram a funcionar com capacidade máxima de até 35%; prefeito Orlando Morando acompanhou primeiro dia de atividades na EMEB Padre Fiorente Elena, na Pauliceia

  • Em São Bernardo, aulas presenciais são retomadas de forma gradual.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 17/05/2021
  • Compartilhar:

Escolas públicas passaram a funcionar com capacidade máxima de até 35%; prefeito Orlando Morando acompanhou primeiro dia de atividades na EMEB Padre Fiorente Elena, na Pauliceia

Em São Bernardo, aulas presenciais são retomadas de forma gradual. Foto: Divulgação/PSBC

A Prefeitura de São Bernardo retomou, nesta segunda-feira (17/05), as aulas presenciais na rede pública, municipal e estadual. Para garantir a proteção de alunos e profissionais da Educação, a rede municipal conta com amplo planejamento, incluindo atendimento escalonado e ocupação máxima de até 35% dos estudantes matriculados durante Fase de Transição do Plano São Paulo, do Governo do Estado, além de adoção de protocolos para manter o distanciamento social e a higienização das mãos e materiais dentro dos ambientes escolares.

O prefeito Orlando Morando acompanhou, na manhã desta segunda-feira, o retorno das aulas presenciais na EMEB Padre Fiorente Elena, no bairro Pauliceia. “Minha vida é primada pelo respeito e pela coerência. Adiamos a volta das aulas para que a campanha de vacinação tivesse avanço e para ter a garantia de que nossas escolas e profissionais da educação estivessem preparados para receber os alunos. É uma alegria ver nossas escolas com vida novamente. É mais um passo nesse processo de retorno gradual das atividades”, observa o prefeito.

Segundo a secretária da Educação, Silvia Donnini, o retorno presencial das atividades foi amplamente planejado, com reorganização das rotinas e foco no aprendizado das crianças. “É uma retomada muito estudada, com critérios. Nossas escolas estão 100% preparadas e todos os professores com idade a partir de 47 anos estão sendo vacinados contra a Covid-19, conforme as regras estabelecidas pelo Plano Estadual de Imunização”, diz.

Para a assistente financeiro Natália Gomes Soares, 36 anos, o retorno das aulas presenciais é necessário. Ela é mãe da pequena Alice, 7 anos, aluna do 2º ano do Ensino Fundamental da EMEB Padre Fiorente Elena. “Ela nem dormiu direito à noite de tão ansiosa e feliz por poder voltar para a escola, rever professores e amigos. É muito importante para eles esse convívio e aprendizado presencial”, ressalta.

Prefeito Orlando Morando acompanhou primeiro dia de atividades na EMEB Padre Fiorente Elena, na Pauliceia. Foto: Divulgação/PSBC

RETORNO

As aulas da rede municipal de São Bernardo estão sendo realizadas no modelo híbrido, mesclando atividades presenciais na escola, com alunos divididos em grupos durante os dias da semana, e continuidade das atividades remotas. Desta forma, para estudantes matriculados em período integral (creche e Educar Mais), as atividades presenciais serão realizadas duas vezes na semana durante meio período e, nos demais dias, serão feitas de forma remotas. Já os alunos matriculados em período parcial (pré-escola, Ensino Fundamental e EJA) irão para a escola uma vez na semana e, nos demais dias, terão aulas remotas em casa. Nesta etapa, a presença não será obrigatória. Na rede privada, as aulas presenciais estão autorizadas desde o último dia 14 de abril.

PROTOCOLOS SANITÁRIOS

Todas as escolas municipais foram adaptadas aos protocolos para manter o distanciamento social e a higienização, equipadas com dispenser de álcool gel, borrifadores, capacho sanitizante, além de sinalização. O período de entrada e saída das crianças foi ampliado e está sendo feito em grupos menores, evitando aglomerações. Antes do ingresso na escola, é feita aferição da temperatura corporal de estudantes e profissionais. Outro diferencial é que, neste ano, junto com o uniforme e material escolar, entregues antes do início do ano letivo, os alunos receberam kits com equipamentos de proteção, como máscaras e squeeze de água.

O ambiente escolar também precisou ser modificado para garantir a segurança de alunos e trabalhadores da Educação. As salas de aula foram organizadas para garantir o distanciamento necessário entre os alunos, os espaços de uso coletivo, como laboratórios de informática e bibliotecas, estão fechados, os bebedouros estão disponíveis apenas para abastecimento das garrafinhas de água e não haverá self-service enquanto durar a pandemia. Neste caso, os alimentos serão porcionados e servidos individualmente, com a manipulação exclusiva dos profissionais da cozinha.

Todas as escolas municipais foram adaptadas aos protocolos para manter o distanciamento social e a higienização. Foto: Divulgação/PSBC

CARTÃO MERENDA – A Prefeitura de São Bernardo realizou, no último sábado (15/05), a 14ª recarga do Cartão Merenda, benefício criado em abril de 2020 para garantir a segurança alimentar dos 82 mil alunos da rede municipal durante a pandemia. O auxílio garante, mensalmente, R$ 85 para a compra exclusiva de alimentos, com valor cumulativo para famílias que possuem mais de um aluno matriculado na rede. O benefício será mantido na cidade até que as aulas presenciais sejam 100% retomadas.