VOLTAR
  • Cidades

Em São Bernardo, 41 mil moradores tiveram contato com o coronavírus

Mapeamento feito pelas equipes técnicas da Prefeitura durante a primeira etapa do inquérito epidemiológico

  • Entre 1º e 29 de junho, foram realizados 3.304 testes rápidos em domicílio.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 29/06/2020
  • Compartilhar:

Mapeamento feito pelas equipes técnicas da Prefeitura durante a primeira etapa do inquérito epidemiológico

Entre 1º e 29 de junho, foram realizados 3.304 testes rápidos em domicílio. Foto: Divulgação/PSBC

 

A primeira etapa do inquérito epidemiológico realizado pela Prefeitura de São Bernardo mostrou que pelo menos 41 mil moradores do município já tiveram contato com o Coronavírus. Entre 1º e 29 de junho, foram realizados 3.304 testes rápidos em domicílio, com a aplicação de 5.386 questionários a respeito das condições de saúde da população de todos os bairros. O objetivo do estudo é de realizar mapeamento completo a respeito da evolução da Covid-19 na cidade.

As coletas de exames e de informações dos moradores foram realizadas pelas Equipes de Saúde da Família em todos os territórios da cidade. O morador foi escolhido de forma aleatória e submetido a teste sorológico para detectar o Coronavírus. Todos os residentes do imóvel presentes no momento da visita responderam perguntas sobre condições de saúde, fatores de risco e nível de exposição à doença. Nesta primeira fase do inquérito, 5% da população testada apresentou resultado positivo para a doença.

“Esta é mais uma importante ação desenvolvida pela nossa Secretaria da Saúde. A análise dos dados nos permitirá expandir a estratégia de combate ao Coronavírus de forma mais eficaz por todo o nosso território, respeitando as particularidades de cada local”, analisou o prefeito Orlando Morando.

A Administração aguarda, agora, o resultado de outros dados do inquérito epidemiológico, como o estudo qualitativo das informações coletadas por meio da plataforma COVIData, que serão analisadas e apresentadas pela a Universidade Federal do ABC (UFABC), parceira no projeto. A Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), que também participa da ação, seguirá com as análises dos testes laboratoriais.

“Temos uma boa base para trabalhar a partir da amostragem da prevalência da Covid-19 na cidade e por todos os dados já apurados pela Vigilância Epidemiológica. A próxima etapa será testar todos os familiares dos moradores que apresentaram resultado positivo para a doença e seguir orientando para que os pacientes cumpram isolamento e distanciamento social. O objetivo é evitar que o vírus continue a se espalhar”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

TESTAGEM EM MASSA

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de São Bernardo já realizou aproximadamente 40 mil testes para Covid-19. Atualmente, o município aplica testagem em massa nos idosos com comorbidades e agregou o exame ao pré-natal de 3.500 gestantes acompanhadas pela rede de Saúde municipal. Também já foram submetidos ao teste para a doença 10,8 mil profissionais da Saúde e da Segurança. Além disso, todos os pacientes atendidos nas unidades de Saúde com sintomas característicos do Coronavírus, após avaliação médica, são encaminhados para a testagem.