Em Santo André, protesto de alunos e servidores da UFABC bloqueia av. dos Estados
Acesso para São Caetano foi prejudicado; Prefeitura diz que liberação ocorreu às 7h45
Acesso para São Caetano foi prejudicado; Prefeitura diz que liberação ocorreu às 7h45
a manhã desta terça-feira (11/06), alunos e servidores da Universidade Federal do ABC (UFABC), juntamente com representantes de outras instituições federais de ensino, realizaram um protesto em frente à universidade, localizada em Santo André. A manifestação teve início por volta das 5h e bloqueou a Avenida dos Estados.
Os manifestantes reivindicam melhores condições de trabalho e estudo, além de maior investimento na educação. Este protesto faz parte de um movimento maior que envolve cerca de 60 universidades federais e mais de 39 institutos federais de ensino, em greve desde 15 de abril, afetando mais de 560 unidades de ensino em todo o país.
CONTEXTO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, na segunda-feira (10), o prolongamento da greve dos professores e técnicos das universidades e institutos federais. Lula afirmou que o montante de recursos negociados para recompor os salários dos docentes e servidores é “não recusável”. Em reunião com reitores, ele destacou a necessidade de coragem por parte das lideranças sindicais para encerrar a greve.
O governo federal apresentou uma proposta de aumentos escalonados entre 2025 e 2026, com reajustes variando de 13,3% a 31%. Além disso, foram anunciados R$ 5,5 bilhões em recursos para obras e custeio do ensino técnico e superior, bem como a construção de novos campi e hospitais universitários.
Veja vídeo
BLOQUEIO
Devido ao bloqueio parcial da via, os motoristas que utilizam a Avenida dos Estados foram orientados a buscar rotas alternativas para evitar congestionamentos. O trânsito na região normalizou, conforme a manifestação foi encerrada. às 08h o trânsito foi liberado com a ajuda do Corpo de Bombeiros que apagou o fogo em pneus.
A Prefeitura de Santo André enviou agentes de trânsito ao local para auxiliar na fluidez do tráfego.
Ver essa foto no Instagram