VOLTAR
  • Cidades

Em Santo André, 6 são presos em operação em desmanches

Ação teve objetivo de combater a venda de peças com procedência ilícita; autuações e advertências ambientais foram emitidas

  • Em Santo André, 6 são presos em operação em desmanches
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 23/03/2023
  • Compartilhar:

Ação teve objetivo de combater a venda de peças com procedência ilícita; autuações e advertências ambientais foram emitidas

agentes de segurança em operação

Em Santo André, 6 são presos em operação em desmanches. Foto: Divulgação

Seis homens, com idades entre 32 e 55 anos, foram presos em flagrante, na manhã desta quarta-feira (22/03), no bairro Vila Luzita, em Santo André.

Policiais do BAEP (Batalhão de Ações Especiais da Polícia) receberam uma denúncia sobre um estabelecimento que realizava desmanche de veículos furtados. Ao se aproximarem do local, os suspeitos tentaram fugir. Seis deles foram capturados, mas outros conseguiram fugir.

Dentro da oficina foi localizado um VW/Fox furtado, uma mochila e em seu interior um revólver. Na ocasião, em outro estabelecimento próximo dali foi encontrado um HB20, também roubado, sendo desmontado.

Os criminosos foram autuados por receptação e associação criminosa e conduzidos à CPJ (Central de Polícia Judiciária)  de Santo André, que requisitou perícia ao IC (instituto de Criminalística).

Operação

fachada do 10º Batalhão da PM de Santo André

Prefeitura de Santo André, por meio da Guarda Civil Municipal, Semasa e Departamento de Controle Urbano , também participou da operação com a Polícia Militar. Foto: Divulgação/PSA

A Prefeitura de Santo André, por meio da Guarda Civil Municipal, Semasa e Departamento de Controle Urbano , também participou da operação com a Polícia Militar para combater a venda ilícita de peças automotivas em desmanches.

Batizada de Operação Cinisca, a ação policial verificou vários endereços da cidade, em locais mapeados previamente pela Polícia Militar. Na ação, 20 pessoas foram averiguadas e cinco estabelecimentos foram vistoriados.

Por parte da área de Fiscalização Ambiental do Semasa foram autuados três estabelecimentos por problemas ambientais, como ausência de caixa separadora de água e óleo, de canaletas de drenagem e piso impermeável. No total, foram emitidas três advertências ambientais e dois autos de infração ambiental, equivalente a multas.

Duas outras notificações foram emitidas para dois estabelecimentos comerciais, um deles na Rua Oratório e outro na Avenida Valentim Magalhães, para que apresentem alvará de funcionamento em até oito dias.

A comercialização de produtos com origem ilícita é um crime que consta no Código Penal, no artigo 180, e prevê detenção de um a quatro anos em caso de flagrante, além de multa, para quem comete o crime e para quem revende este material.