VOLTAR
  • Política

Em S.Caetano, mil famílias terão auxílio financeiro e ficarão isentas de impostos

Durante seis meses, moradores prejudicados pelas chuvas não precisarão pagar IPTU, água, esgoto e taxa do lixo

  • Auricchio anunciou medidas nesta segunda-feira durante entrevista coletiva.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 11/03/2019
  • Compartilhar:

Durante seis meses, moradores prejudicados pelas chuvas não precisarão pagar IPTU, água, esgoto e taxa do lixo

 

isentas

Auricchio anunciou medidas nesta segunda-feira durante entrevista coletiva. Foto: Divulgação/PSCS

 

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), anunciou durante entrevista coletiva que devido às fortes chuvas que caíram na noite de domingo (10/03) e madrugada de segunda-feira (11/03), imóveis que tenham sido afetados pelas enchentes terão vários benefícios na cidade, além de um auxílio financeiro que vai variar entre 50% a 100% do salário mínimo, dependendo dos prejuízos e também da condição financeira da família. O primeiro pagamento será feito ainda em março.

De acordo com Auricchio, a Prefeitura ainda faz levantamento de quantos serão contemplados, mas acredita que pelo menos mil famílias sejam beneficiadas durante seis meses com isenção no pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), tarifa de água e esgoto e taxa de coleta de lixo.

Há uma força-tarefa da Prefeitura que finalizará mapeamento das residências atingidas em até 72 horas”, afirmou Auricchio ao acrescentar que haverá suspensão temporária da Zona Azul nos bairros Centro, Cerâmica, São José, Fundação, Santo Antônio.

Ao ser questionado se o auxílio foi uma sugestão da Câmara, o prefeito negou e afirmou que a iniciativa partiu exclusivamente do Executivo por meio de um Comitê de Crise criado no Palácio da Cerâmica

Medidas emergenciais

O prefeito disse que ele e o prefeito e Santo André Paulo Serra, presidente do Consórcio, estarão com o governador João Doria (PSDB) no Palácio dos Bandeirantes, nesta quarta-feira (13/03) para tratar de medidas de combate às enchentes. Auricchio criticou o fato de ter sido suspenso ano passado o edital para as obras do piscinão Jaboticabal.

O piscinão Jaboticabal, por exemplo, é uma obra de macrodrenagem fundamental para o desenvolvimento econômico e social da Grande São Paulo. É importantíssimo para que acontecimentos como este não se repitam”, disse.

Caos

A chuva que deixou vários bairros inundados em São Caetano teve início às 18h de domingo e terminou às 5h30 de segunda-feira, com 119 milímetros acumulados. “São Caetano está cravada no vértice de duas bacias hidrográficas, a do Rio Tamanduateí e a do Ribeirão dos Meninos/Couros, o que faz a cidade receber as chuvas registradas também nos municípios vizinhos”, afirmou.

Orientações

A Secretaria de Saúde tem orientado todos que tiveram contato com a enchente a procurarem a unidade de saúde mais próxima para avaliação clínica e vacinação contra eventuais doenças contraídas, como por exemplo a leptospirose.

Doações

A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Auricchio, informou que a cidade promovido ações no sentido para minimizar o sofrimento das famílias e afirmou que a intenção é preparar kits com itens essenciais e de higiene pessoal para entregar às pessoas afetadas pelas enchentes. Denise afirmou que existem pontos de arrecadação de doações

Para doar água, alimentos não perecíveis, agasalhos, colchões e materiais de higiene pessoal e limpeza (prioridade para balde, vassoura, rodo e água sanitária), a pessoa precisa ir até o Fundo Social de Solidariedade: Rua Antônio Bento, 140 (Bairro Santa Paula); CRAS Fundação: Rua Heloísa Pamplona, 316 (Bairro Fundação); CRAS Nova Gerty: Rua Nelly Pellegrino, 930 (Bairro nova Gerty) e CREAS: Rua Antônio Bento, 180 (Bairro Santa Paula)

Além disso, a Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria de Assistência e Inclusão Social, está oferecendo almoço em quatro locais para as famílias atingidas pela enchente:

BAIRRO NOVA GERTY – CISE Francisco Coriolano de Souza – Rua Dionízio, Mercado, 199.

BAIRRO PROSPERIDADE – Cise Benedicto Djalma Castro, na Rua da Garça, 323.

BAIRRO DA FUNDAÇÃO – Igreja Presbiteriana, na Rua Heloísa Pamplona 177.

BAIRRO SÃO JOSÉ – Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Rua Padre Mororó, 425.