VOLTAR
  • Cidades

Em S.Caetano, IBGE divulga teste do Censo 2022 no bairro Prosperidade

Foram 1.450 imóveis visitados, sendo que 99,6% foram de forma presencial; prefeito Auricchio avalia que cidade é acolhedora  

  • Em S.Caetano, IBGE divulga teste do Censo 2022 no bairro Prosperidade
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 17/03/2022
  • Compartilhar:

Foram 1.450 imóveis visitados, sendo que 99,6% foram de forma presencial; prefeito Auricchio avalia que cidade é acolhedora

prefeito auricchio em evento do IBGE

Em S.Caetano, IBGE divulga teste do Censo 2022 no bairro Prosperidade

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quinta-feira (16), o resultado do teste do Censo 2022, no bairro Prosperidade, em São Caetano. Foram visitados 1.450 imóveis, sendo que 99,6% foram de foram presencial, um por telefone e três por internet.

O prefeito José Auricchio Júnior,  que estava presente no evento realizado na USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), disse que essa permissão dada pelos moradores reflete que a cidade é acolhedora e o bairro Prosperidade tem  perfil de cidades do interior do Estado.

“É uma característica de cidades mais organizadas. E o Bairro Prosperidade,  por ser pequeno e completamente urbanizado,  tem uma característica quase que interiorana. Então,  há uma aceitação. A gente percebe isso quando vamos presencialmente  ao bairro e  sempre somos bem  recebidos”, disse Auricchio.

Sobre a média de 2,9 pessoas por domicílio, o chefe do Executivo achou que seria maior. “ Eu achava que era maior, mas é compatível com os padrões socioeconômicos de São Caetano do Sul”, avaliou.

Durante o evento, Auricchio afirmou sobre a importância do País voltar a realizar o Censo, pois ajuda na implementação de  polícias públicas.

“O censo é um instrumento mais tradicional de construção de indicadores e consequentemente de políticas públicas que o Brasil tem desde de a era (Getúlio) Vargas. Então é uma tradição muito grande o censo, pena que esse aqui ficou atrasado dois anos”, afirmou.

“Voltar a ter Censo é um alento, mesmo com um hiato de 12 anos desde a realização da última amostra. Achei interessante esses testes em 27 laboratórios no País. Em São Caetano, estamos acostumados a ser testes de pesquisas e para nós ter o IBGE no bairro Prosperidade foi  razão de muito orgulho. Trata-se de um local que tem suas peculiaridades enormes e ter o bairro radiografado pelo IBGE é satisfatório”, completou.

Francisco Garrido Barcia, chefe da Unidade Estadual do IBGE, em São Paulo, disse sobre a importância dessa parceria entre o Instituto e o município de São Caetano. “Temos de agradecer a todos os envolvidos. O IBGE é o operador do sendo demográfico do país, mas jamais conseguiria realizar uma operação dessa magnitude sem o apoio expressivo da sociedade e principalmente das Prefeituras e das Câmaras municipais”, disse.

Veja um resumo dos dados populacionais do bairro:

População Bairro Prosperidade Total %
População residente: 2.818 100
População idosa (60 +) 573 20,5
Homens 1266 44,9
Mulheres 1.552 55,1
Moradores por domicílio 2,9

Resumo dos dados populacionais do bairro Prosperidade. Foto: Divulgação