VOLTAR
  • Variedades

Em S.Bernardo, terapia com animais humaniza tratamento de pacientes oncológicos

Interação dos internados no Hospital Anchieta com os pets de ONG parceira colabora com o alívio da rotina hospitalar e liberação dos hormônios de bem-estar

  • Em S.Bernardo, terapia com animais humaniza tratamento de pacientes oncológicos.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 03/12/2022
  • Compartilhar:

Interação dos internados no Hospital Anchieta com os pets de ONG parceira colabora com o alívio da rotina hospitalar e liberação dos hormônios de bem-estar

cachorro com paciente com câncer

Em S.Bernardo, terapia com animais humaniza tratamento de pacientes oncológicos. Foto: Divulgação

A oferta de pet terapia, por meio de uma parceria com a ONG Alquimia do Amor, está mudando a rotina hospitalar dos pacientes oncológicos internados no Hospital Anchieta (HA) de São Bernardo. A interação com os animais de estimação do programa promove o relaxamento dos pacientes que enfrentam o tratamento contra a doença, por meio da liberação dos hormônios de bem-estar, entre outros benefícios.

De acordo com a diretora do Hospital Anchieta, Dra. Mônica Carneiro, a decisão de implantar a pet terapia tem como objetivo ampliar a humanização do tratamento e trazer todos os benefícios que esta simples prática reverte tanto para o paciente e acompanhante quanto para a equipe de profissionais de saúde que atuam no equipamento.

“Estamos colhendo resultados muito positivos desde que iniciamos a pet terapia aqui no Anchieta. Com a liberação da serotonina e da endorfina, os pacientes enfrentam a doença de forma melhor, com mais otimismo. Quando os animais estão nos leitos do paciente, instantaneamente, o ambiente torna-se mais leve, mais acolhedor e cheios de sorrisos. Os animais acolhem e são acolhidos e tudo flui de maneira muito natural”, relatou a diretora, ao reforçar que o convívio com os animais em ambiente hospitalar é feito de forma segura.

cão com paciente oncológico

Visita dos peludos é feita mensalmente no Hospital Anchieta. Foto: Divulgação/PSBC

A visita dos peludos é feita mensalmente no Anchieta. Os próximos passos do projeto incluem a visita do animal de estimação do doente e da implantação da pet terapia em outros ambientes hospitalares, como por exemplo, na sala de quimioterapia. “O animal de estimação está cada vez mais inserido na rotina familiar, como um membro da família mesmo. O paciente internado sente falta de seu parceiro e vice-versa”, complementou Dra. Mônica.

TRABALHO VOLUNTÁRIO

Os cães Charles Darwin e o Lucky são voluntários na ONG Alquimia do Amor, que foi criada com o objetivo de ofertar terapia assistida por animais em ambiente hospitalar. Para mais informações sobre o trabalho e como participar, entre em contato pelo telefone (11) 97598-1747.

cães com pacientes oncológicos

ães Charles Darwin e o Lucky são voluntários na ONG Alquimia do Amor. Foto: Divulgação/PSBC