Em S.Bernardo, Rodrigo Garcia promete reformar mais de 100 mil casas no Estado
Ao lado do prefeito Orlando Morando, governador cumpriu agenda de campanha nesta quinta na Vila Euclides, onde foi implementado o Programa Viver Melhor
Ao lado do prefeito Orlando Morando, governador cumpriu agenda de campanha nesta quinta na Vila Euclides, onde foi implementado o Programa Viver Melhor
Rodrigo Garcia (PSDB) disse que vai ampliar o programa Viver Melhor para garantir a reforma de mais de 100 mil casas nos próximos quatro anos por meio do programa criado pela Secretaria de Habitação, que tem garantido a recuperação de casas nas periferias. Ao lado do prefeito Orlando Morando (PSDB), o candidato à reeleição ao Governo de São Paulo cumpriu agenda de campanha nesta quinta-feira (18/08) na Vila Euclides, em São Bernardo.
“O Governo de São Paulo fez a reforma em mais de 17 mil casas no estado. A gente troca o telhado, refaz o reboco, constrói novo banheiro e coloca janela. Nosso projeto, nos próximos quatro anos, é garantir mais de 100 mil habitacionais reformadas pelo programa Viver Melhor”, disse Rodrigo Garcia, que foi acompanhado do candidato ao Senado Edson Aparecido (MDB).
O atual governador do Estado visitou casas que foram reformadas pelo programa estadual. “A gente não tira as pessoas de onde vivem, respeita as famílias reformando com dignidade suas casas e preservamos, assim, suas raízes, o lugar onde elas vivem e entregando uma moradia digna”, completou Rodrigo Garcia.
Ele lembrou que o Estado de SP investe 1% do que arrecada para a construção de habitação. “Somos o único estado do Brasil que usa dinheiro próprio para fazer habitação com dignidade”, citou. O estado conclui até o final de 2022 a entrega de 70 mil moradias. “Nossa política habitacional é fazer casa pra quem não tem casa, dar escritura pra quem não tem escritura e reformar casa para que as pessoas vivam com dignidade”, completou.
Vistoria
Ao lado do novo governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, vistoriou as obras do Programa Viver Melhor. Lançado no ano passado pelo governo do Estado, o programa realiza a recuperação interna e externa de domicílios em situação precária, como colocação de pisos, revestimentos e pintura. As intervenções beneficiam famílias em situação de vulnerabilidade social que residem em comunidades. São Bernardo foi a primeira a receber o projeto.
“O próprio nome desse programa já diz tudo: viver melhor. O projeto devolve a dignidade da população que reside em condições de habitação inadequadas e, de fato, transforma a forma de viver e morar em São Bernardo”, frisou o prefeito Orlando Morando.
As intervenções do Viver Melhor são executadas por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). Em São Bernardo, do total de 632 moradias cadastradas no D.E.R, já foram concluídas as obras em cerca de 310.
“Pela primeira vez, o governo do Estado reforma a casa das pessoas. A gente não tira as pessoas de onde elas vivem. A gente respeita com dignidade, reformando as suas casas. A gente preserva as raízes dessas famílias, que vivem há muitos anos no lugar, mas que não têm moradia digna. A gente troca o telhado, faz o reboco, banheiro novo, colocamos janelas novas. Ou seja, aquelas reformas que a gente vê na televisão”, ressaltou Rodrigo Garcia.
ENCONTRO
Rodrigo Garcia e Orlando participaram, na sequência, a convite de entidades, de um encontro especial do setor produtivo da cidade e do Grande ABC com o governador Rodrigo Garcia. A agenda se concentrou em almoço, às 13h, realizado na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo com o objetivo de discutir projetos futuros para a região. A deputada estadual Carla Morando (PSDB) e o vice-prefeito Marcelo Lima também participaram do evento.
“Vim prestigiar esse grande evento dos empreendedores de São Bernardo, uma das cidades mais industrializadas do País e importante do ponto de vista econômico. Como governador, uma homenagem ao setor produtivo. É quem gera empregos. Reiterar que o Estado está à disposição”, pontuou Garcia. “Hoje temos um Estado equilibrado, que tem feito obras significativas em São Bernardo e no ABC e possui condições de retornar os benefícios fiscais que, durante a pandemia, foram reduzidos. A partir do ano que vem voltam todos ao período pré-pandemia. Iremos olhar cada setor e segmento da sociedade para procurar apoiar, seja com redução tributária seja com financiamento e crédito”, emendou.
Cerca de 600 representantes de entidades compareceram à cerimônia. O evento promovido pelo setor ocorre em meio às comemorações de aniversário de 469 anos de São Bernardo, com presença também do vice-prefeito Marcelo Lima, da deputada estadual Carla Morando e outras autoridades. Na oportunidade, o chefe do Executivo municipal reforçou a transformação e os avanços alcançados na cidade.
O convite do encontro foi assinado por representantes da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), Setrans (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do ABC), Singrafs (Sindicato das Indústrias Gráficas do ABC e Baixada Santista), Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) e SIMABC (Sindicato da Indústria de Móveis do ABC).
Empresários
Os empresários comentaram sobre o evento em comemoração ao aniversário da cidade. “Entendemos o potencial econômico de São Bernardo, que é uma cidade que se destaca pela qualidade e diversificação de seus serviços. Por isso, é muito importante o Sehal estar em destaque nesse tipo de ação, lado a lado do empresário local e entidade regionais”, afirmou Beto Moreira, pres Sehal.
“Celebrar os 469 anos de São Bernardo representa o reconhecimento econômico da nossa cidade. Já temos o nosso marco pela indústria automobilística e há décadas estamos conquistando, cada vez mais espaço nos setores do comércio e serviços. Isso vem acontecendo tanto pela diversificação, quanto a qualidade do que estamos oferecendo no mercado”, completou Valter Moura Júnior pres ACISBEC