VOLTAR
  • Economia

Em S.Bernardo, Operação Patrulha de Natal reforça segurança no comércio

Lançada por Orlando Morando nesta sexta, iniciativa garantirá aumento do efetivo da GCM e das polícias Civil e Militar durante período das compras natalinas

  • Lançada por Orlando Morando nesta sexta, iniciativa garantirá aumento do efetivo da GCM e das polícias Civil e Militar durante período das compras natalinas.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 12/12/2021
  • Compartilhar:

Lançada por Orlando Morando nesta sexta, iniciativa garantirá aumento do efetivo da GCM e das polícias Civil e Militar durante período das compras natalinas

lançamento de patrulha do natal

Lançada por Orlando Morando nesta sexta, iniciativa garantirá aumento do efetivo da GCM e das polícias Civil e Militar durante período das compras natalinas. Foto: Divulgação/PSBC

Os principais centros comerciais de São Bernardo passam a contar a partir desta sexta-feira (10/12) com reforço na segurança e no patrulhamento realizado pelas forças policiais. Até o fim de dezembro, diariamente, das 6h às 22h, a Guarda Civil Municipal (GCM) e as polícias civil e militar terão aumento do efetivo para ampliação das rondas pelas principais vias comerciais da cidade neste período de compras natalinas. As ações integram a Operação Patrulha de Natal, lançada nesta tarde pelo prefeito Orlando Morando.

A operação irá contemplar os principais centros comerciais de São Bernardo: Rua Marechal Deodoro, Largo do Rudge Ramos e imediações, Avenida Taboão, Avenida João Firmino e Avenida Dom Pedro de Alcântara. O entorno dos shoppings centers instalados na cidade também serão contemplados com a ação que, neste ano, contará ainda com a participação de agentes de trânsito, fiscais de posturas da secretaria de Serviços Urbanos e apoio da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo).

“Durante este período de compras natalinas, a Rua Marechal Deodoro que é o principal corredor comercial da cidade chega a receber 60 mil pessoas por dia. Um volume considerável que exige reforço na segurança. É justamente isso que a Operação Patrulha de Natal nos permitirá fazer. Até o dia 31 de dezembro, iremos ampliar o efetivo das forças de segurança para termos mais agentes nessas áreas”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Para garantir a segurança de lojistas e consumidores, o chefe do Executivo autorizou neste mês o pagamento de horas extras a agentes da Guarda Civil Municipal para que o efetivo da corporação seja reforçado durante este período. O investimento será de R$ 40 mil. O número de policiais militares nas ruas também será ampliado com a presença de agentes da Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar), além do efetivo do 6º Batalhão, base móvel e da cavalaria.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos, a união entre as forças policiais neste período será outro fator fundamental para coibir a criminalidade. “A integração entre a GCM e as polícias civil e militar será um diferencial para que tenhamos mais efetividade nas ruas”.

MARECHAL DEODORO – Visando garantir maior fluidez no segundo maior centro comercial do Estado de São Paulo, neste ano, a Rua Marechal Deodoro será interditada para circulação de veículos no trecho da Rua Municipal até a Avenida Prestes Maia. A medida valerá neste fim de semana (11 e 12 de dezembro) e também na semana que antecede o Natal, dos dias 17 a 24 de dezembro. Com isso, consumidores poderão circular livremente pela rua.

Para o presidente da Acisbec, Valter Moura, a ação anunciada pela Prefeitura é de extrema importância para os comerciantes. “Com esse reforço do efetivo, os lojistas se sentem mais seguros para trabalharem, enquanto os consumidores ficam mais tranquilos durante suas compras”.