VOLTAR
  • Cidades

Em S.Bernardo, Operação Noite Tranquila detém 9 pessoas e recupera 16 veículos

 Resultado foi obtido durante reforço de ações nos últimos quatro finais de semana

  •  Resultado foi obtido durante reforço de ações nos últimos quatro finais de semana.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 24/01/2020
  • Compartilhar:

 Resultado foi obtido durante reforço de ações nos últimos quatro finais de semana

Resultado foi obtido durante reforço de ações nos últimos quatro finais de semana. Foto: Divulgação

 

 

A  Operação Noite Tranquila deteve 9 pessoas e recuperou 16 veículos durante patrulhamentos realizados no município nos últimos quatro finais de semana, período em que a Guarda Civil Municipal (GCM), com apoio das forças policias da cidade, reforçaram a ação devido as festas de fim de ano.

Durante o período ntre os dias 21 de dezembro e 12 de janeiro, sempre aos finais de semana (incluindo noites de sexta-feira), a Operação Noite Tranquila percorreu diversas regiões da cidade, entre elas: Centro, Jardim Calux, Jardim Detroit, Bairro Batistini, Vila São Pedro e Ferrazópolis. A escolha dos bairros já havia sido determinada em dezembro, durante a realização da reunião mensal do COI (Centro de Operações Integradas). Em comum, os locais eram conhecidos por ocorrências constantes de som alto em horário avançado e tumultos causados por consumo excessivo de álcool e entorpecentes, inclusive entre menores de idade.

Ao longo da ação, forças policiais prenderam cinco pessoas e detiveram outros quatro adolescentes devido a flagrantes, envolvendo tráfico de drogas e jogos de azar (caça-níquéis). Forças policiais ainda recuperaram 16 veículos, sendo 13 motos e 3 carros, além de vistoriarem 22 estabelecimentos, sendo que 4 foram autuados por irregularidades. Houve também apreensão de entorpecentes, como cocaína, crack, maconha e lança-perfume.

“O reforço da Operação Noite Tranquila nas últimas semanas, mais uma vez, mostrou que a ação tem surgido efeito na cidade. Conseguimos garantir o sossego de nossa população durante o período de festas de fim de ano. Definitivamente, temos acabado com os pancadões em São Bernardo, graças ao resultado de com ações bem organizadas por nossa GCM e forças policiais”, destacou o prefeito Orlando Morando.

As ações das últimas semanas contaram com a participação de equipes da Polícia Militar, com apoio dos 6º e 40º Batalhões, além de profissionais da Guarda Civil Municipal e das secretarias de Serviços Urbanos, Transportes e Vias Públicas, Obras e Planejamento Estratégico e o departamento de Vigilância Sanitária.

ROTINA – Ação permanente da Prefeitura de São Bernardo, a Operação Noite Tranquila é desenvolvida todos os fins de semana (sexta, sábado e domingo) e feriados com horário definido das 20h às 4h (sexta e sábado) ou 16h às 2h (domingo). O horário pode ser alterado em razão da demanda operacional.

Os locais de atuação são definidos previamente pela GCM, por meio de informações obtidas por munícipes e do Serviço de Inteligência da GCM e da PM. Também podem ser alterados durante a execução em razão da demanda operacional de ligações 153 e 190. As abordagens são feitas em estabelecimentos comerciais, pessoas, veículos ou outros que infringem a lei.