VOLTAR
  • Cidades

Em S.Bernardo, Drive-Thru da Solidariedade atinge 2.464 itens arrecadados

Ação tem mobilizado moradores da cidade para doação de alimentos, itens de higiene e limpeza na Esplanada do Paço Municipal

  • Arrecadação no Paço tem mobilizado moradores da cidade para doação de alimentos, itens de higiene e limpeza na Esplanada do Paço Municipal.
    Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin
  • Por: Redação
  • Publicado em: 11/04/2020
  • Compartilhar:

Ação tem mobilizado moradores da cidade para doação de alimentos, itens de higiene e limpeza na Esplanada do Paço Municipal

 

Arrecadação no Paço tem mobilizado moradores da cidade para doação de alimentos, itens de higiene e limpeza na Esplanada do Paço Municipal. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

Os sentimentos de união e proteção ao próximo seguem tomando conta da população de São Bernardo, diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Neste sábado (11/04), mesmo com a baixa temperatura, munícipes de diversas regiões da cidade fizeram questão de participar do Drive-Thru da Solidariedade, montado no estacionamento do Paço Municipal, onde puderam fazer suas doações para famílias em vulnerabilidade do município. Desde a última quarta-feira (08/04),  a ação já arrecadou 2.464 itens, sendo 1.864 de alimentação, higiene e limpeza, além de 600 máscaras.

Coordenada pela equipe do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo, com apoio do Bando de Alimentos, a ação tem mobilizado equipes da Prefeitura para arrecadar alimentos e demais itens no sistema drive-thru. Com este modelo de doação, os munícipes podem fazer sua contribuição sem a necessidade de sair do carro. A ação continuará na próxima segunda-feira (13/04), das 08h às 17h, no estacionamento do Paço Municipal.

A expectativa é a de que com este movimento, a Prefeitura de São Bernardo possa nos próximos dias, em conjunto entidades assistenciais inscritas no Fundo Social, fazer a distribuição desses itens arrecadados para ajudar quem mais precisa. As entidades do terceiro setor estão auxiliando, neste momento, no mapeamento dessas famílias.

“Num momento de pandemia, onde muitas famílias estão necessitando de ajuda, os moradores de São Bernardo têm dado exemplo de solidariedade. Essa ajuda é muito importante, pois dessa forma conseguimos chegar ao maior número de famílias que necessitam de ajuda na nossa cidade. O modelo Drive-Thru, por sua vez, nos ajuda a proteger as pessoas que estão doando, num processo ágil de entrega dos itens para nossa equipe”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Neste sábado, o Drive-Thru da Solidariedade contou com a participação de  voluntários do projeto Pílulas da Alegria que, com muita animação, ajudaram e orientaram os moradores sobre a importância desta ação.

SÃO BERNARDO DE MÁSCARAS – Durante os quatros dias do Drive-Thru da Solidariedade, profissionais da Prefeitura arrecadaram ainda 600 máscaras que serão destinadas para a iniciativa ‘São Bernardo de Máscaras Pela Vida’. Os itens foram doados por voluntárias costureiras da Sociedade Fraternitas, da Vila Esperança.

VOLUNTARIADO – Fruto de parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e as secretarias da Saúde e da Cultura e Juventude de São Bernardo, a campanha ‘SBC de Máscaras Pela Vida’ também inclui a comunidade. Costureiras, artesãs e demais moradores podem colaborar tanto na doação de tecidos quanto na confecção de máscaras de pano, que serão distribuídas às pessoas em situação de alta vulnerabilidade social e que não tenham condições de produzir suas próprias proteções. Mais informações serão fornecidas pelos telefones 2630-4049 e 2630-4010 ou, ainda, no Teatro Martins Pena (Praça Marquês de Alegrete, 44, Vila Gonçalves), das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

DOAÇÕES – Desde o fim de março, o Fundo Social de Solidariedade também tem arrecadado alimentos e itens de higiene, através da Central de Recebimento de Doações, cujo papel é envolver principalmente a participação de empresários e pessoas jurídicas que queiram contribuir com a doações.

As doações, neste caso, estão sendo concentradas no Banco de Alimentos de São Bernardo (Av. Redenção, 271 – Centro) e também na  Secretaria de Educação (Rua Wallace Simonsen, 222 – Nova Petrópolis), ambos de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

A rede de solidariedade permite ainda a doação de valores. Interessados devem realizar transferência bancária na conta do município: Banco do Brasil, agência 0427-8, conta corrente 65.734-4. O CNPJ da conta é 46.523.239/0001-47.