Em S.Bernardo, 20 moradores recebem bolsas integrais para cursar Medicina

Mais visitadas

Prefeito Orlando Morando recebeu grupo de estudantes da Uninove; ex-governador e professor da instituição, Geraldo Alckmin também participou do encontro

 

Em S.Bernardo, 20 moradores recebem bolsa integrais para cursar Medicina. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

 

O sonho de infância de se tornar médica pediatra está perto de ser realizado pela estudante Milena da Silva Barbosa, de 19 anos. A moradora do Jardim Tupã, no Riacho Grande, em São Bernardo, está entre os 20 beneficiados pela parceria entre a Prefeitura e a Uninove com bolsa de estudos integral para o curso de Medicina. Desde 2017, o convênio entre a administração municipal e a instituição de ensino superior já contemplou 90 pessoas.

“Desde os 7 anos de idade sonho em ser médica, mas infelizmente meu pai nunca teve condições de pagar. Ter essa oportunidade é muito emocionante”, comenta Milena. A jovem, cujo pai é marceneiro e a mãe dona de casa, já vislumbra trabalhar na rede municipal de São Bernardo. “Quero retribuir dando o meu melhor e ajudando as pessoas que não têm condições”, completa.

Os estudantes contemplados com a bolsa de estudos foram recebidos pelo prefeito Orlando Morando nesta terça-feira (2/2). “É uma enorme satisfação permitir que mais médicos se formem e atuem na cidade. São Bernardo evoluiu muito em estrutura de Saúde nos últimos anos, com a inauguração de dois hospitais (Hospital de Urgência e Novo Anchieta), e, em breve, teremos o Hospital da Mulher. Temos uma rede completa à disposição destes jovens”, ressalta o prefeito.

O encontro contou ainda com a participação do ex-governador do Estado de São Paulo e professor da Uninove, Geraldo Alckmin. Ele destacou os avanços na rede municipal de Saúde do município. “São Bernardo é uma das maiores cidades do Brasil e oferece infraestrutura invejável, uma rede completa de saúde, inclusive com cirurgia cardíaca infantil”, observa.

O convênio, firmado em 2017, estabelece que a instituição de Ensino Superior repasse 10% do valor arrecadado com as mensalidades dos alunos à Prefeitura como contrapartida para a realização de estágio na rede municipal de Saúde. Para participar do processo seletivo, os candidatos precisam ter cursado o Ensino Médio em instituição pública, ter boa avaliação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e comprovar renda familiar mensal per capita de até um e meio salário mínimo.

Para o diretor do curso de Medicina da Uninove, Cristiano Gomes, o convênio entre a instituição de ensino superior e a Prefeitura traz “enorme impacto social e educacional”. “O curso de Medicina da Uninove é nota 5 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), em escala de 1 a 5, e está entre os cinco melhores cursos do País. Essa parceria é muito importante e teremos a oportunidade de dar uma retribuição à sociedade”, diz.

 

Prefeito Orlando Morando recebeu grupo de estudantes da Uninove; ex-governador e professor da instituição, Geraldo Alckmin também participou do encontro. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

Mais publicações

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações