
O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, concedeu nesta terça-feira (25/03) entrevista coletiva para apresentar à imprensa o projeto de requalificação da Rua do Comércio e da Rua Euclides da Cunha. Guto disse que o projeto é ousado e, por isso, tem levantado polêmica, porque parte do calçadão será removido para a modernização do espaço.
“As intervenções que custarão R$ 1 milhão é um projeto de futuro que vai melhorar muito o local, preparando a região central para as novas demandas da cidade. Ribeirão Pires continua crescendo”, afirmou Guto ao acrescentar que o recurso para o investimento na rua é oriundo de uma emenda parlamentar do deputado estadual Marcos Damásio (PL).
A Rua do Comércio tem 170 metros de extensão. Atualmente, trecho de 80 metros é calçadão, onde há banco, restaurantes, lojas de vestuário e artigos diversos.
O projeto compreende a reabertura da Rua do Comércio, mão única sentido Rua Capitão José Gallo – para veículos de pequeno porte – automóveis, motos, bicicletas.
A intervenção será acompanhada da mudança de sentido da Rua Euclides da Cunha, que passa a ser de mão dupla. A modificação que facilitará o acesso a vias importantes, como a Avenida Kaethe Richers e a Rua Domingues de Oliveira, que conecta à Avenida Francisco Monteiro.
Antes do início da intervenção, em conjunto com Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação / Trânsito / Desenvolvimento Econômico, os empreendedores serão realocados, assim como a banca de jornal e árvores.
O Calçadão Rua do Comércio terá intervenção em área de 979m², com demolição de piso, construção da infraestrutura hidráulica, instalação de piso drenante, acessibilidade com piso tátil, sinalização vertical e horizontal, iluminação pública, área de carga e descarga 10,7 m (em frente a Pernambucanas), Totem de Segurança (em frente ao Itaú), paisagismo;
Na Rua Euclides da Cunha também terá readequação de ilhas, demolição de guias e sarjetas, construção de rotatória (maior mobilidade), sinalização horizontal e vertical, vagas para motos.
A avenida Kaethe Richers (Entre a João Domingues de Oliveira) também terá adequação de sinalização vertical e horizontal.
Crescimento da cidade para os próximos quatro anos:
- Desde 2024, projetos habitacionais aprovados pela Prefeitura somam 1.071 novas unidades, entre casas e apartamentos;
- Desde 2024, cidade recebeu 50 novos comércios e indústrias;
- Prefeitura projeta novos Distritos Industriais;
- Ribeirão Pires gerou 10 mil vagas de emprego formal em 2024;
- Obras em execução pela Prefeitura, neste momento, somam R$ 123 milhões;