VOLTAR
  • Economia
  • Ribeirão Pires

Em Ribeirão Pires, Jd.Planteucal recebe projeto pioneiro de tratamento de esgoto

Prefeitura, Unipar, Tigre, BioSaneamento e Sabesp unem esforços em sistema alternativo que leva saneamento básico a 31 famílias no Jardim Planteucal

  • Jardim Planteucal, em Ribeirão Pires, recebe projeto pioneiro de tratamento de esgoto domiciliar.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 12/12/2023
  • Compartilhar:

Prefeitura, Unipar, Tigre, BioSaneamento e Sabesp unem esforços em sistema alternativo que leva saneamento básico a 31 famílias do Jardim Planteucal

Becker

Jardim Planteucal, em Ribeirão Pires, recebe projeto pioneiro de tratamento de esgoto domiciliar. Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (12/12), o Jardim Planteucal, em Ribeirão Pires, celebrou marco significativo em sua trajetória ao se tornar a primeira comunidade a receber projeto pioneiro de saneamento básico, resultado de uma parceria entre Prefeitura, Unipar, Tigre, BioSaneamento e Sabesp.

Objeto de Reurbanização de Interesse Social (ReUrb-S), o bairro é o primeiro do País a receber sistema de tratamento de esgoto domiciliar, que contemplará 30 famílias. Por meio de biodigestores, tecnologia de baixo custo, os efluentes sanitários gerados nas residências são canalizados para ambiente fechado, onde bactérias realizam a decomposição da matéria orgânica, resultando na purificação de 98% do esgoto.

“Nosso propósito é cuidar da água para transformar a qualidade de vida das pessoas, isso pode ser visto aqui na prática. Esse sistema chamado Unifam, de tratamento para água, foi pensado inicialmente para uma casa e a gente adaptou para cuidar de todo um bairro. Foram 15 Unifans colocados aqui para cuidar de 31 residências, cada um com capacidade de mais de 500 litros de esgoto por dia e com eficiência superior a 98%”, disse o diretor da Tigre Água e Efluentes, Ewerton Garcia.

Por meio de biodigestores, tecnologia de baixo custo, os efluentes sanitários gerados nas residências são canalizados para ambiente fechado

Por meio de biodigestores, tecnologia de baixo custo, os efluentes sanitários gerados nas residências são canalizados para ambiente fechado, Foto: Divulgação

O prefeito Guto Volpi destacou a importância de iniciativas que aliam a preservação ambiental e a promoção do desenvolvimento social. “Estamos dando passos concretos em direção a um futuro sustentável. Essa iniciativa proporciona condições sanitárias adequadas, alinhada aos objetivos globais da Agenda 2030. Alternativas modernas, eficientes, de baixo custo e que têm impacto na vida e para a dignidade das pessoas. Esse é o futuro”, explicou o chefe do executivo ribeirão-pirense.

Com a purificação de quase 100% do esgoto, o sistema elimina odores desagradáveis e transforma o lodo gerado em valioso adubo para plantas.

A secretária de Meio Ambiente, Andreza Araújo, destacou a contribuição do projeto para a promoção de práticas sustentáveis. “A implementação não apenas garante condições de vida mais dignas para os residentes locais, mas também representa um compromisso sério com a preservação ambiental. A água, agora tratada com uma eficiência impressionante de 98%, reflete nosso empenho em oferecer serviços públicos de qualidade e, ao mesmo tempo, promover práticas sustentáveis”, disse a secretária.

Jair Gomes, 57 anos, um dos beneficiados, expressou sua satisfação com a iniciativa: “Pra nós é um prazer, uma coisa boa. Vai tirar todo o resíduo e todo o mal cheiro que tínhamos aqui no bairro. Víamos muitos ratos no esgoto que acabavam entrando nas nossas casas, em pouco tempo de funcionamento já vemos que não tem mais isso aí e ainda podemos ver bem a diferença da água do rio, que já está bem mais limpa do que era antes”, destacou o morador do bairro desde 1997.

No dia 16 de dezembro de 2021, a Prefeitura entregou aos moradores do Jardim Planteucal o título dos imóveis, parte do processo de regularização e reurbanização do bairro. Além disso, a região já recebeu iluminação LED, ganhou plantio de árvores nativas, entre outras melhorias.