VOLTAR
  • Cidades

Em reforma, estação da CPTM de São Caetano começa a ganhar rampa

Obras estão em andamento e, após readequações, local vai oferecer acessibilidade; próxima fase envolve a construção de sanitários

  • Obras para construção de nova rampa estão em andamento e, após readequações, local vai oferecer acessibilidade.
    Foto: Divulgação/CPTM
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 17/02/2022
  • Compartilhar:

Obras estão em andamento e, após readequações, local vai oferecer acessibilidade; próxima fase envolve a construção de sanitários

construção de rampa na estação de são caetano

Obras para construção de nova rampa estão em andamento e, após readequações, local vai oferecer acessibilidade. Foto: Divulgação/CPTM

A Estação São Caetano, que atende a Linha 10-Turquesa da CPTM, vai ganhar uma nova rampa de acessibilidade no lado norte da estação. As obras estão e andamento. Posteriormente será iniciada a construção dos sanitários públicos.

“As intervenções também preveem a instalação de quatro elevadores e quatro escadas para travessia entre plataformas, além de construção de rampa no acesso da Rua Perrela”, informou a CPTM  (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A Estação São Caetano possui 3,4 mil m² de área construída e, com a nova estrutura a futura estação, terá 6,5 mil m².

A remodelação da estação, iniciada no segundo semestre de 2020, integra o plano da CPTM de adequar e revitalizar as estações para oferecer acessibilidade com autonomia, total ou assistida, e segurança para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.

Além da Estação de São Caetano, outra que tem reforma em andamento é a Estação de Utinga. As obras vão beneficiar 32 mil passageiros diários que utilizam as duas estações com ampliação da cobertura das plataformas, readequação das bilheterias existentes, instalação de elevadores, bloqueios acessíveis, rampas de acesso e sanitários públicos acessíveis, além de embarque e desembarque com total acessibilidade para garantir a fluidez dos passageiros com conforto e segurança.

As duas estações vão receber redimensionamento e adaptações nos equipamentos dos sistemas elétrico, hidráulico e reservatórios, bem como todos os equipamentos de detecção, alarme e combate a incêndio.

Para ampliar a segurança do embarque e desembarque nos trens, serão executadas regularização e alteamento do piso das plataformas, saguão de acesso e entorno direto da estação. Já para melhorar o conforto dos funcionários, haverá adequação das salas operacionais existentes da estação com sanitários, vestiários e copas operacionais.

obras na estação de são caetano

Estação de São Caetano está sendo reformada e próxima fase envolve a construção de sanitários. Foto: Divulgação/CPTM

Estação Utinga

As intervenções em Utinga, localizada em Santo André, contemplam ainda instalação de dois elevadores para travessia da passarela existente entre plataformas, construção de rampa no acesso da Av. Paz (acessibilidade) e reforma e adequação da rampa de interligação com o viaduto (acesso norte). A Estação Utinga possui 1.783,50m² de área construída. Após as reformas, a futura estação passará a ter 1.894,90m².

 ​Estação Capuava

A Estação Capuava da Linha 10-Turquesa da CPTM também passa por obras de revitalização para garantir acessibilidade plena nos deslocamentos dos passageiros. Na primeira fase de execução das obras, de 14 de janeiro à primeira quinzena de abril, a estação ficará fechada temporariamente para embarque e desembarque de passageiros. Os trens circularão pelo trecho, mas não vão prestar serviço na estação.  Por conta disso, há alternativas de transporte aos passageiros com a oferta de ônibus gratuitos do sistema Paese.

A interdição é necessária para garantir rapidez nas obras que contemplam substituição de pisos, novos sanitários públicos, reforma de revestimento e pintura, adequação às normas de proteção e combate a incêndio.  A melhoria nos deslocamentos e o conforto aos passageiros também serão garantidos com implantação de elevadores, rampas e reformas de todas as escadas.  A estação ganhará reforma da cobertura existente para proporcionar a cobertura integral das plataformas, novo prédio de apoio operacional para equipe de funcionários com sanitários, copas e vestiário.

Além da Capuava, o projeto construtivo envolve intervenções já em andamento também a estação Prefeito Saladino.

Alternativas com ônibus gratuitos do Paese

Para garantir o transporte dos passageiros enquanto durarem as obras, ônibus gratuitos do sistema Paese vão prestam serviço para garantir o trajeto entre as estações Capuava e Mauá. Os passageiros são orientados por comunicação visual, mensagens sonoras nos trens e pelas equipes de funcionários nas estações.

Mesmo com a interdição, o serviço 710 não foi afetado e continua em operação nas demais estações da linha.  Os passageiros que utilizam a passarela (área livre) da estação Capuava podem fazer a transposição que estará garantida aos moradores da região.

Para os passageiros que normalmente embarcam em Capuava, a orientação é pegar o ônibus do Paese com destino à estação Mauá.

Quem estiver na estação Santo André com sentido à estação Capuava deve desembarcar em Mauá e utilizar o ônibus do sistema Paese para chegar ao destino.

Já os passageiros que vem da estação Mauá em direção à Capuava devem desembarcar na estação Mauá e utilizar o ônibus Paese para chegar ao destino.

Confira os endereços de embarque e desembarque dos ônibus do Paese nas estações:

– Estação Capuava: o ponto dos ônibus para embarque e desembarque de passageiros será na rua Rosa Kasinsk, s/nº.  O trajeto de 4,1 KM entre Capuava e Mauá tem tempo aproximado de 7 minutos.

– Estação Mauá:  o embarque e desembarque de passageiros deve ser feito na av. capitão João, s/nº – bairro Matriz.  O itinerário de 6,2 KM entre Mauá e Capuava está estimado em 11 minutos.

Para esclarecer dúvidas, os passageiros podem entrar em contato com a Central de Relacionamento 0800 055 0121 e acompanhar informações pelas redes sociais da companhia.