Em meio a problemas de segurança, Santo André treina 30 novos GCMs

Mais visitadas

 Agentes de segurança participam de curso preparatório para iniciar o trabalho nas ruas; Corporação conta com 586 guardas

gcms
Novos GCMs são treinados para integrar a corporação . Foto: Divulgação

Em meio a problemas de segurança em Santo André, a Prefeitura iniciou a capacitação de 30 novos GCMs (Guardas Civis Municipais) que irão integrar o efetivo nos próximos meses na cidade. Esse chamamento faz parte do último concurso público realizado em 2015 e que contou com diversos entraves judiciais até a sua homologação ocorrida neste ano, possibilitando a convocação de novos guardas. A meta da administração é que a corporação tenha mais de 200 novos guardas municipais até o final de 2020.

Nas redes sociais, moradores têm cobrado mais segurança diante de alguns crimes que têm ocorrido na cidade. Apesar de a segurança ser uma obrigação do Estado, a população cobra reforço no policiamento e até aumento no efetivo da GCM. O prefeito Paulo Serra (PSDB), no ano passado, chegou a pedir aos moradores que cobrassem também o governo estadual.

Treinamento

De acordo com a Prefeitura, os novos GCMs participam, no Centro de Treinamento localizado no Jardim Progresso, de um curso preparatório com noções básicas de patrulhamento, como proceder nos mais variados casos no atendimento de ocorrências e questões pertinentes à segurança do cidadão. “Além desses procedimentos, a corporação recebe orientações sobre o Método Giraldi, desenvolvido com o objetivo de ensinar a utilizar de forma adequada a arma de fogo na proteção à vida”, informou.

O prefeito Paulo Serra visitou o Centro de Treinamento na manhã desta terça-feira (28/08). “Estamos conseguindo contemplar nosso objetivo de aumentar o efetivo da Guarda Civil Municipal. As pessoas têm visto o sacrifício financeiro e pessoal de todos e também percebem a presença da GCM com maior frequência nas ruas, com as operações que realizamos e nosso trabalho integrado. A população percebe o potencial da corporação e o nosso comprometimento”, disse.

A prefeitura afirmou que tomou outras medidas e que , após uma espera de 28 anos, a Guarda Civil Municipal de Santo André passou a contar neste ano com o novo estatuto que reorganiza cargos e classes dos agentes de segurança. Com a mudança da lei, foi possível criar novas categorias salariais e perspectivas de crescimento profissional na carreira em níveis, de acordo com o tempo de serviço público e critérios de conduta e disciplina da corporação. A elevação nos ganhos poderá chegar a 70% do salário-base destes profissionais.

Dentro do processo de valorização da GCM, a Prefeitura fará não apenas o reconhecimento profissional, mas dará melhores condições de trabalho aos guardas. A expectativa é de que novas viaturas comecem a rodar na cidade até o início de 2019, além da ampliação no número de câmeras de monitoramento no município”, concluiu a Prefeitura.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações