Em Mauá, família denuncia negligência após queda de recém-nascido no Nardini
Pai da criança diz que esposa deu a luz sem amparo de uma equipe médica; bebê está no berçário e em observação no hospital
Pai da criança diz que esposa deu a luz sem amparo de uma equipe médica; bebê está no berçário e em observação no hospital
Uma criança recém-nascida sofreu queda no Hospital Radamés Nardini e está internada e em observação após ter batido a cabecinha e o corpinho. De acordo com a família, a gestante Luzimeire Reis dos Santos Paula chegou em trabalho de parto, mas teria havido demora no encaminhamento à sala de parto. O caso foi registrado no 1º DP (Distrito Policial).
Segundo relatos do pai da criança, Fernando Batista Paula, a criança nasceu sem a ajuda de equipe médica e o bebê sofreu uma queda. Ele pede justiça, pois afirma ter alertado que a esposa estava sofrendo com muitas dores.
Após a queda, o bebê teria sido encaminhado para a UTI, mas encontra-se no momento em observação no berçário, onde ficará por mais 48 horas.
O pai da criança procurou o vereador Sargento Simões (Avante) para denunciar o fato. Ambos foram até a delegacia onde foi registrado um Boletim de Ocorrência.
De acordo com o BO, foi relatado a um profissional do Hospital que a bolsa havia estourado, mas ele teria relatado que era normal. “Porém, quando Luzimeire foi se sentar numa maca, Gael nasceu e caiu, batendo a cabecinha numa quina de escada e seu corpinho no chão(…). Desde então, Gael se acha hospitalizado, muito embora tenham dado alta a Luzimeire, que se acha muito abalada com todos esses fatos, e que segundo os médicos, Gael se acha hospitalizado, mas estaria bem, porém, o declarante não sabe exatamente as condições em que se encontra seu filho, se sofreu ou não alguma lesão com aquela queda”, diz o BO.
Veja o vídeo do pai do bebê:
Outro lado
O Hospital informou por meio de nota oficial encaminhada ao ABCD Jornal que abriu sindicância para apurar o fato e, caso seja comprovada negligência ou qualquer tipo de desvio de conduta, os envolvidos serão responsabilizados e punidos conforme legislação vigente.
Leia a íntegra da nota:
“NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em resposta ao pedido de esclarecimento, o Hospital Nardini de Mauá informa que tanto a mãe quanto o recém-nascido passam bem, recebendo atendimento integral das equipes assistenciais da unidade.
A Direção do Hospital tomou conhecimento ontem, 27/04/2023, do relato da família e imediatamente determinou a instalação de sindicância interna para levantamento de todos os dados do prontuário médico, exames, condutas e demais documentações.
Os funcionários envolvidos no atendimento também serão convocados para prestar esclarecimentos e todos os fatos serão apurados com rigor. Caso seja comprovada negligência ou qualquer tipo de desvio de conduta, os envolvidos serão responsabilizados e punidos conforme legislação vigente.
Atenciosamente,
Hospital Nardini de Mauá | FUABC.”