VOLTAR
  • Cidades

Em Mauá, bairro Santa Cecília ganha Núcleo de Proteção e Defesa Civil

Iniciativa do Departamento de Proteção e Defesa Civil conta com o apoio do COFIP ABC O bairro Santa Cecília acabou de ganhar o seu primeiro Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC). A primeira reunião com os moradores voluntários ocorreu no dia 2 de outubro. O núcleo foi implantado pelo Departamento de Proteção e […]

  • Em Mauá, bairro Santa Cecília ganha Núcleo de Proteção e Defesa Civil.
    Foto: Divulgação/PMA-Evandro Oliveira
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 08/10/2021
  • Compartilhar:

Iniciativa do Departamento de Proteção e Defesa Civil conta com o apoio do COFIP ABC

núcleo de defesa civil durante inauguração

Em Mauá, bairro Santa Cecília ganha Núcleo de Proteção e Defesa Civil. Foto: Divulgação/PMA-Evandro Oliveira

O bairro Santa Cecília acabou de ganhar o seu primeiro Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC). A primeira reunião com os moradores voluntários ocorreu no dia 2 de outubro. O núcleo foi implantado pelo Departamento de Proteção e Defesa Civil de Mauá e conta com o apoio do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) e de suas associadas.

O prefeito da cidade de Mauá, Marcelo de Oliveira, na abertura do evento, destacou a importância da criação dos núcleos, a participação dos voluntários e o trabalho da Defesa Civil em ações de prevenção no município. Na sequência, o gerente executivo do COFIP ABC, Francisco Sérgio Ruiz, falou sobre o papel do Comitê no apoio à criação dos NUPDECs, agradeceu a presença do chefe do executivo e dos representantes do poder público e do Corpo de Bombeiros.

Nesse primeiro encontro, os moradores assistiram à palestra realizada pelo coordenador de Proteção e Defesa Civil de Santo André, Sérgio Moraes, que explicou o papel da Defesa Civil e sua importância em ações de prevenção e atuação em casos de emergência. Os voluntários também puderam conhecer os conceitos relacionados a perigos, riscos e segurança de processo e ainda saber mais sobre as medidas preventivas e de contingência implementadas pelas empresas em uma apresentação realizada pelo coordenador executivo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do COFIP ABC, Carlos Barbeiro. Ana Govatto, coordenadora executiva de Relacionamento com a Comunidade do COFIP ABC, falou sobre o trabalho do Conselho Consultivo Comunitário e explicou como as pessoas podem dele participar.

Papel estratégico do NUPDEC Santa Cecília

A criação dos NUPDECs é iniciativa do Departamento de Defesa Civil, com os objetivos de capacitar a população para as ações de prevenção e de atuação em casos de emergências, proporcionar mais conhecimento sobre as atividades industriais e, consequentemente, reduzir as dúvidas e estabelecer um canal de comunicação mais direto com as empresas do entorno.

Os núcleos não atuam de forma isolada, mas integrados a um sistema complexo de segurança que envolve poder público, empresas, estabelecimentos de ensino, a própria comunidade, além de instituições de segurança e de emergência. Os participantes desses grupos são moradores das comunidades do entorno, que atuam como voluntários.

A escolha dos locais para a criação dos núcleos é baseada no mapeamento de áreas que apresentam riscos geológicos e/ou tecnológicos. No caso do NUPDEC Santa Cecília, sua criação é estratégica em decorrência de sua proximidade com o Polo Petroquímico do Grande ABC.

“No bairro Santa Cecília, há riscos de incidentes tecnológicos e, por isso, a parceria do COFIP ABC e suas associadas com a Defesa Civil é de extrema importância na capacitação de voluntários e órgãos públicos, bem como no planejamento de ações e protocolos de contingência  adequados”, explica Barbeiro.

Durante os próximos encontros, os voluntários receberão orientação e participarão de treinamentos e simulados. Os moradores também serão capacitados em situações específicas de emergência relacionadas aos riscos das atividades das empresas do entorno. De acordo com Barbeiro, “os riscos já foram mapeados pelas empresas associadas ao COFIP ABC e, para cada um deles, já foram estabelecidas as suas respectivas ações de prevenção. Em breve, apresentaremos aos moradores um plano de simulados e treinamentos. Nosso objetivo é que a população esteja apta a atuar nos mais diferentes tipos de ocorrências visando minimizar os impactos em casos de acidentes”.

prefeito da cidade de Mauá, Marcelo de Oliveira, na abertura do evento, destacou a importância da criação dos núcleos. Foto: Divulgação/PMA-Evandro Oliveira