VOLTAR
  • Política

Em encontro no Ciesp-São Bernardo, Alex Manente fala de indústria e parcerias

Na conversa com os líderes do setor industrial, Alex detalhou sobre o modelo da indústria do futuro que pretende implementar em São Bernardo e dos planos para parceria público-privadas na cidade

  • Em encontro no Ciesp-São Bernardo, Alex Manente fala de indústria do futuro e parcerias com iniciativa privada.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 12/09/2024
  • Compartilhar:

Na conversa com os líderes do setor industrial, Alex detalhou sobre o modelo da indústria do futuro que pretende implementar em São Bernardo e dos planos para parceria público-privadas na cidade

Em encontro no Ciesp-São Bernardo, Alex Manente fala de indústria do futuro e parcerias com iniciativa privada

Em encontro no Ciesp-São Bernardo, Alex Manente fala de indústria do futuro e parcerias com iniciativa privada. Foto: Divulgação

O candidato a prefeito de São Bernardo, Alex Manente (Cidadania), apresentou, na tarde desta quarta-feira (11), suas propostas de governo na área de desenvolvimento econômico para o município, em encontro na regional do município do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp-São Bernardo). O evento foi liderado pelo diretor-titular do Ciesp, Mauro Miaguti, e por demais integrantes da diretoria da entidade. Também participaram do encontro o vereador Julinho Fuzari (Cidadania), que disputa a reeleição, e o candidato a vereador Bruno Gabriel (MDB).

Na conversa com os líderes do setor industrial, Alex detalhou sobre o modelo da indústria do futuro que pretende implementar em São Bernardo e dos planos para parceria público-privadas na cidade. “Precisamos aproveitar nossa excelente localização geográfica, que nos fez ser o berço da indústria automobilística. E temos que focar na indústria desse século, que é a da tecnologia, da inovação e da robótica.  Temos poucas instaladas no Brasil e, por isso, vamos vocacionar São Bernardo nesse sentido.” Também garantiu que, em sua gestão, as ações do serviço público serão desburocratizadas, como liberações de aberturas de empresas. “A Prefeitura não pode atrapalhar esse desenvolvimento”, afirmou.

“Queremos estar mais próximos da iniciativa privada. Como a capacidade de investimento da Prefeitura é limitada, precisamos dessa parceria. E vamos fazer muitas PPPs e concessões, como, por exemplo, no Ginásio Poliesportivo, que será transformado em uma grande arena multieventos, para gerar renda, oportunidades e desenvolvimento em São Bernardo”, disse Alex.

Ele demonstrou preocupação com a queda na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para São Bernardo. “Isso significa que estamos deixando de ser aquela boa cidade produtora, o que resulta em queda de arrecadação para o município e o consequente impacto no serviço público. Precisamos encontrar o caminho de retomada desse desenvolvimento.”

Alex também enfatizou a importância da formação escolar e do preparo profissional dos jovens de São Bernardo. “O modelo hoje é insuficiente para formar geração do futuro. Vamos fazer ensino integral em todas as escolas e garantir que as crianças aprendam tecnologia, robótica e tenham inglês fluente até o 5º ano”, disse. “Também retornaremos com o Programa de Educação do Adolescente para o Trabalho (PEAT) na cidade, atraindo esse jovem para o primeiro emprego, trabalhando meio-período e sendo qualificado no outro turno.”

Alex Manente lembrou de importantes ações parlamentares em que atuou diretamente como deputado federal, como a relatoria do projeto da securitização, que deve garantir cerca de R$ 500 milhões aos cofres públicos de São Bernardo para investimentos. Também lembrou de sua atuação direta para garantir a repactuação da dívida de São Bernardo, assegurando R$ 100 milhões ao ano para a Prefeitura.

Ao final do encontro, Miaguti apresentou a Alex propostas formuladas pela diretoria do Ciesp, como sugestão para serem adotadas em sua gestão na Prefeitura. Entre elas, a realização de encontros periódicos do poder público com representantes da indústria de São Bernardo, iniciativa que será acatada por Alex. “Na nossa gestão, a sociedade civil vai ajudar a conduzir o caminho de São Bernardo. A cidade não tem dono. As pessoas vão participar do desenvolvimento de nossa cidade.”