A 1ª Entoadinha Nordestina de São Caetano do Sul, em versão especial para o público infantil, encantou crianças de todas as idades no último final de semana. O evento aconteceu no sábado e domingo (29 e 30 de março), no parque Cidade das Crianças. Participaram aproximadamente 12 mil pessoas, que contribuíram com cerca de 800 kg de alimentos não perecíveis, destinados ao Fundo Social de Solidariedade do município.
Idealizada e realizada pela Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a edição de estreia da Entoadinha Nordestina contou com 34 atividades artísticas na programação, entre apresentações musicais, de dança, contação de histórias, oficinas, intervenções de solo, entre outras atrações.
Trata-se do primeiro evento cultural municipal realizado no parque Cidade das Crianças após obras de revitalização. A reinauguração do parque e disponibilização ao público aconteceu em 12 de dezembro de 2024.
Segundo o prefeito Tite Campanella, “É uma alegria muito grande realizar um evento que valoriza a cultura nordestina. Esta edição, direcionada ao público infantil, é um marco para a cidade porque mostra às crianças a importância da cultura e da identidade nordestina na cidade. O evento foi um sucesso.”
Foram 14 horas de programação artística diversificada, no sábado e no domingo. Para Camila Zanon, Secretária de Cultura de São Caetano do Sul, a Entoadinha Nordestina não teria acontecido sem o esforço conjunto de toda a equipe envolvida com a organização da festa:
“Estamos presenciando um grande sucesso de público, com o envolvimento e a participação de famílias inteiras nas atividades da nossa grade cultural. Só tenho a agradecer pelo empenho de todos nesse fim de semana de muita arte e lazer para as famílias, enaltecendo as tradições e os valores da Região Nordeste.”
De acordo com Welission Guedes (Wel), do Baque CT, que apresentou o show infantil Brincando no Nordeste: “É importante que a Prefeitura promova atividades como esta para as crianças. O mais bacana é que a gente vê na programação a autêntica cultura brasileira, as manifestações populares, tudo com muita interação. E quando são promovidos espetáculos em que o público participa, brinca e se diverte junto, é muito melhor, tanto para quem curte como para nós, artistas.”
Proporcionando oportunidades de expressão artística para crianças de diferentes faixas etárias, as oficinas artísticas foram um sucesso à parte. De acordo com Edelaine Ortega, instrutora da oficina “Nosso Cordel Encantado”:
“Nossa oficina representa um pouco do Nordeste por meio da literatura de cordel, uma arte que é parte da história da população desta região do país. Aqui, as crianças têm a oportunidade de entrar em contato com essa cultura, de conhecer um pouco a origem, de saber como são confeccionados e comercializados os cordeis”.
O evento contou ainda com uma rica gastronomia temática: “O que a Entoadinha nos proporciona de mais importante é poder apresentar a nossa cultura às pessoas. Para mim, que sou nordestina, é ótimo trazer para São Paulo o que de melhor nosso povo tem a oferecer. Temos aqui pipoca, manteiga da terra, mel de abelha, entre outros produtos da culinária local”, afirma Heloísa Sobral, de 20 anos, do quiosque Estrela Potiguar.
“Tem comida boa e muita diversão. Assistimos a apresentações de balé muito bonitas, entre outras atrações. É um dia bem gostoso que estamos passando aqui”, conta Aline Parreira, 36 anos, moradora do bairro Cerâmica, em São Caetano. “Sim, estou me divertindo bastante também, achando tudo muito legal”, completa o filho Davi Parreira, de 8 anos.
Violência doméstica em São Bernardo do Campo resulta em prisão em flagrante de homem
Viatura da GCM foi abordada no centro da cidade por dois homens que estavam no…
Motorista foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde a embriaguez foi confirmada por meio…
Sediado no Parque da Juventude, etapa do principal campeonato de skate park do Estado conta…
Em sua 4ª edição na cidade, Taça das Favelas tem partidas que ocorrem na Arena…
Obras que tornaram a Casa da Palavra totalmente acessível a pessoas com deficiência, contemplou ainda…