VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Em Diadema, Teatro Clara Nunes recebe espetáculo Tesouros da África

Apresentação conta com 20 jovens atendidos pela Rede Cultural Beija-Flor

  • Apresentação do espetáculo Tesouros da África.
    Foto: Edu Guimarães/RCBF
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 08/12/2022
  • Compartilhar:

Apresentação conta com 20 jovens atendidos pela Rede Cultural Beija-Flor

espetáculo Tesouros da África

Apresentação do espetáculo Tesouros da África. Foto: Edu Guimarães/RCBF

Criado a partir da ideia de valorizar a diversidade étnica-cultural brasileira, o projeto Tesouros da África resultou no espetáculo de mesmo nome que será apresentado no próximo sábado, 10, às 15h, no palco do Teatro Clara Nunes, em Diadema. A entrada é gratuita.

O espetáculo de dança e percussão reúne jovens que cursam as oficinas da Rede Cultural Beija-Flor – RCBF, ONG que atua há quase 30 anos com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo ações culturais, educacionais e profissionalizantes na região do Bairro Eldorado, em Diadema.

Coordenador do projeto, Denílson Kattivas explica que “o espetáculo conta a história de um ancião de uma tribo remota que decide passar aos filhos seus dons e domínios sobre os elementos, fogo, água, ar e terra, promovendo uma celebração com todo seu povo”.

O projeto Tesouros da África começou em 2019, mas teve de ser interrompido devido à pandemia de Covid, sendo retomado em julho de 2022. Cerca de 85 crianças e jovens participaram das oficinas de percussão, construção de instrumentos percussivos, aulas sobre a história dos povos e do continente africano e danças afro. Destes, 20 compõem o elenco do espetáculo.

As apresentações de Tesouros da África tiveram início em 16 de novembro, na Fábrica de Cultura Sapopemba, em São Paulo. O espetáculo também já passou pelas Fábricas de Cultura Cidade Tiradentes, Parque Belém, Itaim Paulista e São Bernardo, além de três apresentações na sede da Beija-Flor.

O projeto foi beneficiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem como patrocinador exclusivo a empresa Odfjell Terminals – Granel Química. Este é o segundo projeto realizado pela RCBF em parceria com a empresa.

Sobre a colaboração, a presidente da Beija-Flor, Juliana Meyer Gottardi, comenta que “ninguém faz nada sozinho. Quando estamos bem acompanhados, vamos mais longe, com mais firmeza e coerência. Assim, um segundo projeto com a Odfjell é um prazer e encaramos como um reconhecimento”, finalizou.

Para saber mais sobre o Tesouros da África, acesse instagram.com/tesourosdaafrica.

Para conhecer o trabalho da Rede Cultural Beija-Flor, acesse redeculturalbeijaflor.org.br.

Por favor, colega jornalista, se possível, adicionar o “Serviço” ao final:

Serviço

Tesouros da África

Data: Sábado, 10 de dezembro, às 15h

Local: Teatro Clara Nunes

Endereço: Rua Graciosa, 300, Centro, Diadema

Entrada Grátis.