VOLTAR
  • Cidades
  • Diadema

Em Diadema, hospital está com elevador quebrado e pacientes em corredor

Hospital de Piraporinha vira alvo de críticas também pela demora no atendimento; Prefeitura alega aumento de casos de covid e dengue

  • Em Diadema, hospital está com elevador quebrado e pacientes em corredor.
    Foto: Reprodução/Vídeo
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 09/02/2024
  • Compartilhar:

Hospital de Piraporinha vira alvo de críticas também pela demora no atendimento; Prefeitura alega aumento de casos de covid e dengue

Pessoas que passaram nesta quinta e sexta (08 e 09/02) no Hospital Público de Piraporinha, em Diadema, se depararam com corredores com pacientes em macas. Além disso, um dos elevadores está quebrado e há filas para subir até outros andares com o único equipamento em funcionamento.

Um paciente, que não quis se identificar, afirmou ter sido encaminhado para tomar medicamento, mas ao chegar no corredor ficou inconformado com a cena e também com a demora no atendimento e decidiu registrar tudo pelo celular até que uma enfermeira chegou e ameaçou chamar o segurança caso ele continuasse gravando.

Um funcionário que atua no hospital confirmou para a reportagem que o hospital está cheio nesta sexta, inclusive, com pacientes nos corredores. O servidor afirmou que a tendência é piorar por conta do feriado. “Só tem um elevador para subir e a fila está grande”, relatou.

A prefeitura informou que o número de pacientes cresceu por conta de aumento nos casos de covid e dengue. “Nesta sexta-feira (09/02), houve aumento da demanda de casos covid-19 e dengue em todos os serviços de urgência e emergência, o que contribuiu com a alta procura pelo atendimento no Hospital Municipal de Diadema (HMD). O quadro de profissionais para atendimento esteve completo durante todo o dia e a equipe empenhada para viabilizar os atendimentos com qualidade e brevidade”, afirmou a Prefeitura.

Indagada sobre os números de casos das duas doenças, a administração informou que não daria para levantar porque estava no início da noite.

pacientes no corredor do Hospital de Diadema

Em Diadema, hospital está com elevador quebrado e pacientes em corredor. Foto: Reprodução/Vídeo

Triagem

Segundo a Prefeitura, a triagem para o atendimento é baseado na classificação de risco, que permite avaliar a gravidade do estado da saúde do paciente bem como seu potencial risco e, assim, aqueles mais graves são atendidos com maior rapidez e aqueles com menor gravidade podem aguardar um tempo maior para o atendimento.

Quanto aos pacientes nos corredores, o governo municipal afirmou que eles ficam temporariamente em macas nos corredores para depois serem transferidos aos quartos.

“Em dias de maior demanda e para atender a todos os pacientes que chegam ao serviço, os pacientes podem ser alocados temporariamente no corredor até a disponibilidade do leito de observação/internação ou transferência, de acordo com cada caso. Mas é importante ressaltar que todos os usuários são atendidos e mantidos em observação e/ou internados e os pacientes que estão no corredor serão realocados nos quartos tão logo seja possível”, afirmou.

Elevadores

Em relação aos elevadores, a Prefeitura disse que a empresa responsável já foi acionada para manutenção. “O Hospital Municipal de Diadema ainda passa por reformas desde maio deste para oferecer melhores condições estruturais até a construção do novo prédio do Hospital Municipal”, concluiu.