18 de maio de 2021

Em Diadema, crianças são vacinadas por engano com Coronavac

Mais visitadas

Caso foi parar na delegacia; Prefeitura diz que vai punir responsáveis e já afastou as funcionárias

 

Em Diadema, crianças são vacinadas por engano com Coronavac . Foto: Divulgação

Cinco crianças com idades entre sete meses e 4 anos receberam doses da vacina Coronavac, por engano, nesta quinta-feira (15/04), na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim das Nações, em Diadema. Elas tinha sido levadas pelos pais para tomar a vacina contra a gripe, mas foram vacinadas conta a covid-19. O caso foi parar na delegacia, onde foram registrados BOs (Boletins de Ocorrência).

Dos cinco casos, três procuraram a Polícia segundo a Secretaria de Segurança do Estado. !Os casos foram registrados nesta quinta-feita (15) e são investigados pelo 3º Distrito Policial de Diadema. Três crianças, com idades entre sete meses e quatro anos, teriam sido imunizadas erroneamente em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade”, informou a Pasta.

 Prefeitura emitiu uma nota oficial. Leia a íntegra

“A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), condena veementemente a aplicação equivocada de vacina Coronavac em cinco crianças da UBS Jardim das Nações e informa que já está sendo aberto um processo administrativo para apuração dos fatos e das responsabilidades dos envolvidos, para adoção das medidas cabíveis em relação ao ocorrido. Além disto, a gestão determinou o afastamento imediato das funcionárias envolvidas no ocorrido.

Esclarecemos que, assim que identificada a ocorrência, os pais das crianças vacinadas foram imediatamente convocados na unidade para os devidos esclarecimentos e orientações. Todos eles são baseados no Documento Técnico, do Centro de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, que normatiza a Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

Informamos ainda que as crianças serão acompanhadas pelos próximos 42 dias e terão todo o apoio necessário. Uma médica da Atenção Básica da SMS foi escalada para realizar esse acompanhamento de perto.

A Secretaria de Saúde preza pela segurança e lisura das Campanhas de Vacinação e tranquiliza os pais sobre o processo realizado nas 20 Unidades Básicas do município e que segue as diretrizes da Vigilância à Saúde e Atenção Básica. A vacinação Covid-19 e a vacinação de Influenza estão sendo feitas em salas separadas para que não haja cruzamento de fluxo dos pacientes adultos com crianças.

Em relação a esse caso específico, reforçamos que foi um caso isolado e que serviu para ampliarmos ainda mais os nossos cuidados”.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações