Em Brasília, São Caetano apresentará experiência em odontologia hospitalar
Foram apresentadas 454 experiências de todo País, e 200 foram selecionadas para serem apresentadas nos dias 21 e 22 de novembro em Brasília, durante 1ª Mostra de Saúde Bucal
Foram apresentadas 454 experiências de todo País, e 200 foram selecionadas para serem apresentadas nos dias 21 e 22 de novembro em Brasília, durante 1ª Mostra de Saúde Bucal
São Caetano do Sul foi uma das cidades selecionadas para apresentar experiência em políticas públicas para enfrentamento de problemas ligados à boca durante a 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da saúde bucal – Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde. O tema escolhido foi Odontologia Hospitalar abordando a atuação do cirurgião dentista inserido na equipe multidisciplinar do serviço hospitalar do município.
Foram apresentadas 454 experiências de todo País, e 200 foram selecionadas para serem apresentadas nos dias 21 e 22 de novembro em Brasília.
“O atendimento de odontologia hospitalar é realizado por dentista especialista na área para pacientes internados no Complexo Hospitalar de Clínicas, com impacto direto na prevenção de infecções, que podem evoluir e se disseminar pelo corpo e causar complicações. O resultado é um melhor prognóstico e uma menor permanência na internação” explicou o coordenador de saúde bucal do município, Carlos Eduardo Bassuto.
“O cirurgião dentista que atua na odontologia hospitalar é um profissional que oferece conforto aos pacientes que estão em atenção hospitalar e, em sua grande maioria, se encontram internados por período estendido. Nosso objetivo é minimizar os focos de infecção presentes em cavidade oral, reduzindo risco de intercorrências e realizando tratamentos que ajudam a evitar dor”, explicou a especialista em odontologia hospitalar, Daniella Remonte Olivi.
Quando necessário, é utilizado um equipamento de laser de baixa potência, geralmente em pacientes que estão apresentando xerostomia, estomatites, herpes em decorrência da imunossupressão causada pelo tratamento ao qual estão sendo expostos, como quimioterapia e/ou radioterapia para câncer, uso de imunossupressores, ou pessoas debilitadas e internadas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
O município conta com 77 dentistas e uma rede de saúde bucal bem estruturada, composta por 20 equipes, divididas entre 13 UBSs (Unidades Básicas de Saúde); dois Centros de Especialidades Odontológicas, com atendimento em Clínica Geral, Odontopediatria, Ortodontia, Prótese Dentária, Endodontia, Periodontia, Cirurgia bucomaxilofacial, Laserterapia, Pacientes com necessidade especial; e duas Unidades Odontológicas Móveis, que realizam triagem nas unidades escolares municipais e atendimento 24 horas na UPA Júlio Marcucci Sobrinho.