VOLTAR
  • Cidades
  • Diadema

Elevador de Hospital de Diadema é usado para levar cadáver, lixo e comida

Funcionários do Hospital Piraporinha, parentes e acompanhantes de pacientes mostram indignação diante da situação que ocorre há dez dias porque o outro equipamento quebrou

  • Elevador de Hospital de Diadema é usado para levar cadáver, lixo e comida.
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 22/11/2023
  • Compartilhar:

Funcionários do Hospital Piraporinha, parentes e acompanhantes de pacientes mostram indignação diante da situação que ocorre há dez dias porque o outro equipamento quebrou

elevadores do Hospital Piraporinha

Elevador de Hospital de Diadema é usado para levar cadáver, lixo e comida.

Há dez dias um dos dois elevadores do Hospital de Piraporinha de Diadema quebrou e o único equipamento em funcionamento é utilizado para transportar corpos,  lixo, roupas sujas, além de funcionários, medicação e comida para os pacientes internados no local. O fato tem gerado indignação entre funcionários, parentes e acompanhantes de doentes.

“Nesse elevador eles transportam corpos, alimentos, café da manhã, comida e tudo mais. É um absurdo” disse um funcionário que não quis se identificar por temer represálias.

Uma pessoa que foi até o Hospital no último sábado (19/11) também relatou o fato. “Fui fazer uma visita no sábado e, ao entrar no elevador, estavam lá duas moças com carinho levando a comida para as pessoas lá internadas e as mesmas fizeram um comentário no qual citaram a seguinte frase: ‘Absurdo isso.  Estamos tendo que usar pra transportar comida para os andares. O mesmo elevador é usado pra transporte de lixo, corpos ao necrotério, e pacientes. Isso é um absurdo’, frisou. Descaso, falta de higiene e,  fora o perigo de ali mesmo qualquer um poder se contaminar com algo. Isso não pode. Cadê nossos políticos, cadê a gestão hospitalar?”, indagou uma moradora por meio de postagem em rede social.

Uma outra parente de paciente relatou o mesmo problema. “Sempre foi assim aí. Eu mesmo acompanhei meu tio que levaram para o necrotério, passou todo o corredor da urgência morto e desceu por esse elevador”, disse.

“O necrotério fica no mesmo corredor que a cozinha. Sempre foi assim”, afirmou outra pessoa.

A Prefeitura informou que está providenciando peças para a manutenção do elevador e informou que o equipamento é higienizado após transporte de cadáveres

Leia a integra da nota:

“Os elevadores do Hospital Municipal, assim como o prédio, são antigos, e muitas vezes é longo o prazo para que se consigam peças de reposição. Tivemos recentemente um dos equipamentos que ficou fora de uso, por pois espera reposição de peças. Durante esse período de dez dias tivemos problemas, porém foram pontuais.

Quando é necessário o transporte de cadáveres, o equipamento é higienizado para que possa receber passageiros e/ou outro tipo de transportes.

Também por esse motivo a Prefeitura de Diadema está trabalhando na construção de um novo Hospital Municipal, mais moderno, amplo, acessível e adequado para o atendimento da população”.

fachada do Hospital de Piraporinha

Funcionários do Hospital Piraporinha, parentes e acompanhantes de pacientes mostram indignação diante da situação com o elevador que ocorre há dez dias porque o outro equipamento quebrou. Foto: Divulgação/PDA-Mauro Pedroso